Festival Viola Caipira na Rota do Ouro Goiano começa neste sábado (10/10)

A tradição e a evolução no ponteio da viola estão presentes no festival Viola Caipira na Rota do Ouro Goiano, que começa neste sábado (10/10), com apresentações gratuitas transmitidas pela internet, a partir das 20h, no canal do projeto Cordas da Vida, no YouTube em http://www.youtube.com./cordasdavida .
São 16 atrações, selecionadas entre as 65 inscrições de várias partes do país, que de outubro a novembro devem encantar o público que admira esse instrumento e seus artistas. Quem inicia a festa neste sábado é o virtuose Pedro Vaz, seguido pela tradicional dupla Galvan e Galvãozinho. Cada atração receberá o cachê de R$ 2.158.
O festival foi concebido com o objetivo de levar os shows para as cidades históricas goianas onde aconteceu o apogeu do ciclo do ouro no estado. No entanto, a pandemia do coronavírus fez com que a organização do evento adotasse um novo padrão para as apresentações. “Felizmente, as plataformas virtuais têm se mostrado alternativas viáveis para mantermos a arte viva, colaborando com uma importante cadeia produtiva, que contempla artistas, produtores, técnicos de som, iluminadores, entre outros profissionais”, diz o produtor e músico Mariano, idealizador do projeto patrocinado pelo Fundo de Arte e Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Governo de Goiás.

O violeiro Pedro Vaz apresenta um repertório baseado em seu recém-lançado álbum “Dê Espaço ao Tempo”. São sete obras autorais, além de composições de Almir Sater, Villa-Lobos (1887-1959), Roberto Corrêa, Serrinha (1917-1978) e Athos Campos (1923-1992). Pedro Vaz, que conta com 15 anos de carreira, também é graduado pela UnB, é professor da Escola de Música de Brasília e diretor musical da orquestra Roda de Viola.
Segundo ele, seu disco dialoga com o presente, o passado e o futuro, diluindo as fronteiras entre a tradição e o contemporâneo, a sabedoria popular e a erudição. “O álbum apresenta a viola caipira como narradora de melodiosas sensações e cenários que passeiam pelo agreste brasileiro–como na faixa ‘Vida Seca Severina’–, chegando até o calor latino em ‘Ilhoa’, em contrapontos com o contrabaixo acústico, a rabeca e a percussão”, diz o músico.

Os veteranos Galvan e Galvãozinho comandam a segunda apresentação do festival. Com mais de 40 anos de carreira, a dupla rodou o país cantando modas de viola, pagodes e toadas típicas do interior de Goiás. A sólida trajetória dos músicos rendeu-lhes o título de os Reis da Catira.
Na apresentação de Galvan e Galvãozinho, tocam 15 composições, passando pelas autorais “Meu Pedacinho de Chão” e “Juras de Amor”, além dos clássicos “Amor Inesquecível”, de Joviano Pereira dos Santos, e “Porteira da Saudade”, de Ademar Braga e Paraíso, entre outras.
Tendo a viola caipira como instrumento de destaque o festival contempla todos os gêneros musicais. “Nosso objetivo é prestigiar músicos consagrados e revelar talentos de diferentes vertentes. Além disso, queremos atuar na formação do público, levando a música de viola caipira para pessoas de todo o mundo, por meio da conexão com as plataformas virtuais. Será uma mostra inovadora de artistas com diversificadas possibilidades”, diz o produtor Mariano.
Entre os artistas, duas mulheres mostram seus talentos. A compositora, cantora e violeira Dayane Reys, que interpretará, no sábado (21/11), entre outras, “A Casa do Vô”, de sua autoria; e Karen Parreira, autora de “Vai Passar”, música garantida em sua apresentação que acontece no sábado (7/11).

Veja, a seguir, a programação do festival Viola Caipira na Rota do Ouro Goiano, que acontece de 10 de outubro a 28 de novembro, sempre às 20h, em http://www.youtube.com./cordasdavida .
SÁBADO (10)
Pedro Vaz (DF)
Galvan e Galvãozinho (GO)
SÁBADO (17)
Anderson Martins (MG)
Henrique Octávio e Eduardo (MG)
SÁBADO (24)
André Moraes e César Petená (SP)
Os Mineiros de Urucuia (MG)
SÁBADO (31)
Caio de Souza (SP)
Chico Nogueira (GO)
SÁBADO (7/11)
Fábio Miranda (SP)
Karen Parreira (GO)
SÁBADO (14)
Viola Progressiva (DF)
Zé do Ouro e Bigaton (SP)
SÁBADO (21)
Cacai Nunes (DF)
Dayane Reys (DF)
SÁBADO (28)
Avaré e Jataí (GO)
Francis Rosa (SP)