Resgatado no Sebo – ‘Machado de Assis por Othon Bastos’

O Música em Letras retoma neste post a série Resgatado no Sebo, com o registro de livros, discos, fitas e objetos relacionados com música, garimpados em sebos.

Hoje o destaque vai para o CD duplo “Machado de Assis por Othon Bastos”, recuperado no sebo Bar CD, em São Paulo. Conheça mais sobre o local em https://musicaemletras.blogfolha.uol.com.br/2020/09/05/cd-bar-templo-da-musica-comida-caseira-e-simplicidade/.

Há em “Um Homem Célebre”, de Machado de Assis (1839-1908), muita música. Há tanto dela, não só nas 3.302 palavras do conto – “polca” aparece 31 vezes; 20 no plural e 11 no singular-, como na superbem colocada voz do ator Othon Bastos, 88, que gravou a sôfrega história de Pestana em 30 minutos e um segundo, no CD  “Machado de Assis Por Othon Bastos”.

Pestana, o personagem principal, embora seja um artista frustrado é um famoso compositor de polcas que, por não conseguir compor como os grandes Bach, Mozart, Schumman e Beethoven, entre alguns que faziam parte de seu Olimpo, sente-se pequeno.

No conto publicado originalmente no livro “Várias Histórias”, em 1896, Pestana sofre e muito. Sofrimento que parece acompanhá-lo desde quando compôs a primeira das polcas, em 1871, até sua morte em 1885.

Embora seja reconhecido pelo povo por compor músicas naquele estilo dançante, Pestana almeja o tipo de reconhecimento que pudesse alçá-lo ao Olimpo para ocupar um espaço ao lado de seus “Deuses”, ligados à música clássica. Como? Compondo uma música fabulosa em tal estilo pondo por fim sua louca e atormentada obsessão.

Constam ainda no mesmo CD outros contos de Machado de Assis, como “Um bilhete”, O Caso da Vara”, “A Segunda Vida”,  A Cartomante”, “Um Apólogo”, “A Senhora do Galvão”, e “Noite de Almirante”. No total são 2h36 minutos da melhor literatura na voz de Othon Bastos, um dos grandes atores brasileiros ainda em atividade.

Ouvir o conto no álbum por meio da voz e interpretação do ator é puro deleite. Ler a obra acompanhando a fala do ator é mais delicioso ainda. Mais uma preciosidade resgatada no sebo, por R$ 10, pelo registro do Música em Letras.

CD ‘Machado de Assis por Othon Bastos’ (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

CD “Machado de Assis por Othon Bastos” (1998), álbum duplo.

EDITORA Luz da Cidade

QUANTO R$ 10

ONDE Bar CD, av. Padre Antônio José dos Santos, 898, Brooklin, zona sul. A casa funciona das 7h, às 20h, de segunda à sábado; aos domingos, das 9h às 16h. Tel. (11) 968-39-4100. Cartões de crédito e débito: aceita as principais bandeiras.