Toninho Ferragutti avalia às cegas disco de Ronison Borba

O Música em Letras convidou Toninho Ferragutti, 62, compositor, arranjador, professor e acordeonista, para participar da série Sem Noção (veja posts anteriores), que realiza audições às cegas de discos recém-lançados no mercado brasileiro.

O CD “Instantes”, do acordeonista Ronison Borba, foi o escolhido para a audição realizada na casa de Ferragutti, que está lançando um curso para músicos acordeonistas dos níveis intermediário e avançado.

Gaúcho, o acordeonista Ronison Borba mora em Portugal. Formado em música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bacharel em acordeom pela Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco, Portugal. “Instantes” traz dez faixas com músicas contemporâneas escritas para o instrumento.

Capa do disco ‘Instantes’, de Ronison Borba (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

“Instantes”, que foi gravado no Porta da Toca Estúdio, em dezembro de 2020, teve produção musical, mixagem e masterização a cargo de Pedrinho Figueiredo; orientação interpretativa de Paulo Jorge Ferreira; engenharia de som de Bruno Klein; foto clicada por Fábio Zambom; projeto gráfico de Emily Borguetti; e produção executiva realizada por Mauricio Horn e Cia Ltda.

Reconhecido como um dos mais importantes acordeonistas brasileiros, Toninho Ferragutti amealha mais de 40 anos de sólida carreira e 15 discos gravados. Recentemente o artista lançou o CD “De Sol a Sol” pelo selo Sesc (leia mais em https://musicaemletras.blogfolha.uol.com.br/2021/07/21/acordeonista-toninho-ferragutti-lanca-de-sol-a-sol/), está preparando um disco com o saxofonista Nailor Proveta, retomou as aulas presenciais na EMESP, instituição na qual ensina acordeom como professor de prática de grupo e está promovendo o curso “Mecanismo”. “Estou lançando o primeiro módulo deste curso, que é voltado para a preparação técnica de músicos acordeonistas dos níveis intermediário e avançado. São 12 aulas com quatro horas bem gravadas, material disponibilizado em PDF e 24 estudos compostos especialmente para este módulo”, disse o músico que oferece mais informações sobre o curso em sua página do Facebook ou no Instagram.

Leia, a seguir, as impressões e avaliações sobre o disco “Instantes”, do acordeonista Ronison Borba, feitas por Toninho Ferragutti com exclusividade para o Música em Letras.

O acordeonista Toninho Ferragutti ouvindo com exclusividade para o Música em Letras o CD ‘Instantes’, de Ronison Borba (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

O CD “INSTANTES” POR TONINHO FERRAGUTTI

FAIXA 1 – “Passacaglia”, de Jürgen Ganzer

“Eu gostei. Parece uma composição, mas pode ser também um improviso em dó menor. Deve ser um acordeom cromático, explorando várias texturas. Gostei.”

FAIXA 2 – “Romance”, de Franck Angelis

“Continuo gostando. Lindo. Engraçado que eu não localizo [o intérprete] porque não apresenta nenhuma regionalidade, parece ser uma acordeonista europeu. Muito bonito e de muito bom gosto. Muito legal.”

FAIXA 3 – “Without A Title Op.72”, de Paul Rovsing Olsen

“Gostei também, essa faixa se aproxima da faixa número um explorando tessituras, os antagonismos do agudo com o supergrave. Tanto pode ser uma composição escrita contemporânea como um longo improviso, mas com boniteza.”

FAIXA 4 – “Sonata nº1”, de Gennady Banshikov

Allegretto”

“Também bonita essa faixa, explorando mais uma vez os graves tocando várias notas juntas, usando alguns contrapontos com movimento ao contrário, com uma célula rítmica que permeou a peça toda. Continuo sem saber se é um improviso usando essas possibilidades do instrumento, explorando regiões antagônicas, mas bonito e de bom gosto.”

FAIXA 5 – “Andante”

“Nesta faixa ele lança mão de uma melodia contínua, explorando as regiões do instrumento. São ideias de fluxo contínuo. Você vê ideias e não partes que se repetem. São composições de fluxo contínuo onde se explora o instrumento com algumas ideias e não uma composição com a parte A, B e C. Isso faz com que continue se aproximando de um longo improviso, lançando mão de algumas possibilidades. Nesta aqui ele explora mais melodias que caminham em uma divisão rítmica similar. Bonito.”

FAIXA 6 – “Vivo”

“Ele continua na mesma toada, né? Agora está explorando diferentes dinâmicas também, usando de ‘cluster’ [notas tocadas juntas], mas próxima a outras ideias de fluxo contínuo que se aproximam a uma grande improvisação, usando timbres muito bonitos, com graves lindos .”

FAIXA 7 – “Like a Water Buffalo”, de Yuji Takahashi

“Mais do mesmo, com as ideias sendo exploradas por meio das diferentes regiões do instrumento, com timbres bonitos. A boniteza continua, mas com uma certa proximidade do que já foi apresentado.”

FAIXA 8 – “Revelation”, de Sergey Voytenko

“Nesta faixa ele se aproxima de uma ideia de uma música mais tradicional, mas seguindo o [esquema] anterior. A impressão que tenho é que cada faixa ele determinou que teria um clima, por exemplo, próximo de uma serenata. Continua bonito.”

FAIXA 9 – “Soluços”, de Paulo Jorge Ferreira

“Uma faixa mais movimentada, mais virtuosa, o que dá a ela um pequeno realce em relação às outras.”

FAIXA 10 – “Caprice nº1”, de Viatcheslav Semyonov

“Esta é a faixa de que mais gostei. Tem ideias virtuosas usando repetições de fole. Muito bacana e bonito. Muito bem executada.”

AVALIAÇÃO PONTUAL

INTÉRPRETE

“Muito bom”

COMPOSIÇÕES

“Muito bom.”

HARMONIAS

“Muito bom.”

RITMOS

“Muito bom.”

MELODIAS

“Muito bom.”

ARRANJOS

“Muito bom.”

SOM (CAPTAÇÃO, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO)

“Ótimos.”

CONSIDERAÇÕES GERAIS

“Não sei quem está tocando. A impressão que tenho deste disco é boa. É lógico que é um acordeom solo baseado numa série de composições que mais se aproximam à música improvisada, de câmara, contemporânea. É um pouco do mesmo e isso faz com que canse um pouquinho de escutar, mas é muito bem executado, os timbres são lindos. Muito bom.”

CD REVELADO

Após a audição às cegas, foram revelados a Toninho Ferragutti o intérprete e autores das músicas, assim como todas as outras informações sobre o CD, seus participantes, ficha técnica, capa e encarte.

Diante das revelações, Ferragutti complementou sua avaliação: “Interessante, pois eu pensava ser música improvisada, mas agora sabendo que é música escrita…Rapaz, o negócio é de primeira, né? É muito bom, com um repertório formado por concepções muito próximas. Mas poderia muito bem ser improvisações em cima de temas. Como se o músico chegasse no estúdio e tivesse dito: ‘Vamos fazer a primeira faixa pensando numa escala ascendente, com contraponto’. Na segunda faixa, com uma outra ideia subjetiva, mas desenvolvida no estúdio. Entretanto, em se tratando de música escrita, é absurdamente bem executado”.

Perguntado se há lugar no mercado para esse álbum, Ferragutti respondeu: “Tem que ter, né?”

Toninho Ferragutti gostou da escolha do disco “Instantes” para ser por ele avaliado? “Gostei, sim. Só que mais uma vez quero dizer que entre as faixas, a sensação é de que lá vem uma música com a mesma concepção, mas isso é muito por conta de ser acordeom solo também, pois chega uma hora que é o mesmo instrumento tocando. É muito bonito, com timbres maravilhosos, muito bem captado e executado, mas com uma certa homogeneidade na escolha do repertório, o que é bacana, mas dá a sensação de mais do mesmo.”

Toninho Ferragutti (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

AVALIAÇÃO DO CD “INSTANTES”, DE RONISON BORBA POR TONINHO FERRAGUTTI

“Muito bom.”

CD “INSTANTES”

ARTISTA Ronison Borba

GRAVADORA Independente

QUANTO R$ 30 em média