Gilberto Gil fará shows em família em oito países da Europa
Começa no dia 30 de setembro em Dijon, na França, a nova turnê europeia do cantor e compositor baiano Gilberto Gil, 79. Batizada de “Gil in Concert”, a expedição artística levará o Gil a oito países, totalizando 19 shows. Na turnê, ele será acompanhado por um filho e um neto: Bem Gil (guitarras) e o neto João Gil (contrabaixo). Na bateria e percussão Marcelo Costa, o Marcelo Gordo substituirá Zé Gil, filho do compositor que sofreu um acidente (leia nota no final do texto).
A abertura das apresentações fica a cargo da cantora e compositora Adriana Calcanhotto, que eventualmente fará participação no show de Gil, assim como a netinha dele, Flor Gil Demasi, de apenas 13 anos. No repertório, músicas das mais diversas fases da longa carreira do artista.
NOVIDADE NA ÁREA
Rola a boca miúda que a “sabe-tudo” Gilda Mattoso, 69, assessora de imprensa de Gilberto Gil desde 2004 e de outros grandes nomes da música, do cinema e do entretenimento, tem em mãos um belo diário, com informações inéditas, divertidas e curiosas sobre a turnê “Trinca de Ases”, que Gil realizou na Europa, em 2018, ao lado de Gal Costa e Nando Reis, além de uma equipe de 18 pessoas.
O Música em Letras teve acesso a uma parte do diário, que a autora ainda não sabe se publicará. Nele há várias passagens descrevendo encontros com outros artistas, escritores, viagens, visitas a lugares e restaurantes, com descrições de dar água na boca.
No entanto, nem tudo é saboroso. Prova disso é o problema gástrico que acometeu a cantora Gal Costa durante um dos shows.
Entre as anotações de Gilda Mattoso, está a história de um dos shows da Europa, em que tudo corria bem até que: “Notamos que Gal estava se apoiando no biombo de acrílico que temos para separar a bateria. Neste momento, alguém me disse: ‘Parece que a Gal não está muito bem’. De fato, pedi ao roadie Tiago Braga que fosse até ela [Gal Costa] e ela se agarrou ao braço dele saindo do palco dizendo: ‘Estou completamente tonta e enjoada’. Gal suava frio. Chamamos um socorro, tiramos sua pressão e um pouco de sangue e levamos ela a uma sala onde os produtores chamaram uma ambulância que a levou para um hospital…Avisamos Gil e Nando que continuaram o show e tiraram apenas ‘Lately’ [do repertório], música de Stevie Wonder, pois não fazia sentido sem Gal”.
Quer saber o que rolou depois? Torça para Gilda Mattoso publicar logo o diário, pois há muita informação nele. Enquanto isso, caso você esteja na Europa, programe-se e vá curtir o som de Gil, o artista brasileiro que mais se apresenta em plagas europeias, desde 1978, na maioria das vezes com todos os ingressos vendidos. Falando nisso, garanta o seu, pois muitos lugares já estão com a lotação completa.
Confira, a seguir, os locais e as datas onde o artista irá se apresentar.
Bons shows!
Nota: Diferentemente do publicado na primeira versão deste post, o baterista e percussionista Zé Gil, filho de Gilberto Gil, sofreu uma acidente rompendo um ligamento, e não participará mais da turnê. Em seu lugar irá o músico Marcelo Costa, conhecido como Marcelo Gordo.
GIL IN CONCERT
30/09 – Dijon (França), Ópera de Dijon
03/10 – Nantes (França), Cité des Congrès De Nantes
05/10 – Hamburgo (Alemanha), Laeiszhalle
08/10 – Colônia (Alemanha), Weekendfest
10/10 – Luxemburgo, Philharmonie Luxembourg
12/10 – Girona (Espanha), Palacio do Congresso
14/10 – Nancy (França), Chapiteau de La Pepiniere
15/10 – Tourcoing (França), Le Colisée
17/10 – Estocolmo (Suécia), Stockholm Konserthuset
19/10 – Essen (Alemanha), Philarmonie
21/10 – Viena (Austria), Konzerthaus
22/10 – Budapeste (Hungria), MOM Kult
25/10 – Paris (França), La Philharmonie de Paris
29/10 – Vila Real(Portugal), Teatro Vila Real
31/10 – Castelo Branco(Portugal), Teatro Avenida
02 e 03/11 – Lisboa (Portugal), Coliseu dos Recreios
05/11 – Braga (Portugal), Theatro Circo
07/11 – Santarém(Portugal), CNEMA (Centro Nacional de Exposições)