Prêmio Grão de Música revela contemplados da 8ª edição
A 8ª edição do Prêmio Grão de Música (PGM), que valoriza compositores, compositoras e intérpretes da canção brasileira, de diferentes gerações, apresentou os 15 artistas contemplados de 2021, de 14 estados brasileiros.
O PGM produz a “Coletânea Grão de Música”, na qual os premiados têm uma faixa representativa de sua obra registrada. O disco com arte de capa assinada pelo artista Elifas Andreato, pela primeira vez será distribuído apenas no formato digital. O lançamento vem simultâneo ao anúncio dos contemplados, disponível nas plataformas digitais ou pelo site do PGM em http://premiograodemusica.com.br.
Elifas Andreato é o artista que, desde a primeira edição do PGM, assina a identidade visual da premiação. Os compositores, compositoras e intérpretes premiados pelo conjunto da obra receberão do artista uma estatueta de bronze criada por ele.
“Pela primeira vez na história do PGM temos a presença indígena. Cacique Pequena, do Ceará, e Djuena Tikuna, do Amazonas. Para nós que organizamos a premiação é uma oportunidade ímpar de trazermos para nosso meio a cosmovisão indígena sobre um mundo natural original e orgânico, tão diferente do olhar predador de mercado e da velha economia com suas mazelas”, disse a idealizadora e realizadora do prêmio, Socorro Lira.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de novembro, mais uma vez online, no teatro D, em São Paulo. Nela, além da entrega do troféu, acontecem apresentações musicais e performances.
Veja, a seguir, quem são os artistas vencedores da 8ª edição desse que é um prêmio importante e configura um exemplo de lisura, critério e incentivo à MPB.
Contemplados da 8ª edição do Prêmio Grão de Música (PGM)
Abidoral Jamacaru (CE)
Bado (RO)
Bernadete (SP)
Cacique Pequena (CE)
Cláudia Simone (PI)
Cléber Eduão (BA)
Djuena Tikuna (AM)
Dorina (RJ)
Fernanda de Paula (MG)
João Ormond (MT)
Lia Sophia (PA)
Oliveira de Panelas (PE)
Salomão di Pádua (DF)
Silvia Sol (RN)
Zé Moreira (ES)