Acordeonista Toninho Ferragutti lança ‘De Sol a Sol’

O compositor e acordeonista Toninho Ferragutti lançou pelo selo Sesc, nesta quarta-feira (21), nos principais players de streaming o álbum “De Sol a Sol”, gravado em janeiro de 2020.

São 12 composições inéditas, entre valsas, forrós, jazz e choros, escritas para acordeon e quinteto de cordas, este formado por Luiz Amato e Liliana Chiriac (violinos), Adriana Schincariol (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo).

Os arranjos são assinados por músicos excelentes, que também podem ser considerados “reis da caneta”: o clarinetista, saxofonista e compositor Nailor Azevedo, o Proveta; o pianista e compositor Tiago Costa; o guitarrista e compositor Alexandre Mihanovich; o maestro, saxofonista e compositor Rafael Piccolotto; e o contrabaixista e compositor Adail Fernandes. Toninho Ferragutti também ataca de arranjador na faixa, “Reloginho”.

Toninho Ferragutti e quinteto de cordas (Foto: Divulgação/Tarita de Souza)

Ouvir o acordeon de Ferragutti soar em composições inéditas bem estruturadas já é um deleite, mas perceber a particularidade e a beleza de cada arranjo é sublime. Por isso, saiba que foi o Proveta quem arranjou “Valsa Dura”, “Pedro” e “Névoa”; Tiago Costa foi responsável pelos arranjos de “De Sol a Sol”, “Medusa”, “Bétula” e “Valsinha de Salão”; Alexandre Mihanovich, por “Moinho” e “Redentora”; Rafael Piccolotto, por “Forró Campeão”; e Adail Fernandes, “Um chorinho em Aquiraz”.

Mais um disco de Ferragutti-entre os 15 lançados nos 35 anos de carreira-, que deve ser escutado muitas e muitas vezes, para depois ser escutado, novamente, mais e mais vezes, e perceber que sempre haverá em um só disco muito  por ouvir.

Capa do álbum ‘De Sol a Sol’ (Foto: Divulgação)