Segundo ano ‘Sem João’

No segundo ano consecutivo  “Sem João”, as festas de São João, com a presença do público, continuam suspensas por conta da pandemia de Covid-19, com o intuito de evitar aglomerações.

Um velho sábio da Bahia, ou melhor, o cantor e compositor Gilberto Gil, 78, que se apresentou no domingo (13), na live “São João em Araras – Ao Vivo”, ao lado de seus filhos, além de outros músicos e da última campeã do Big Brother Brasil, Juliette Freire, foi certeiro em sua fala: “São João, santo Antônio e são Pedro estão pedindo pra gente aguardar”.

O Música em Letras conversou, com o sanfoneiro e compositor pernambucano Targino Gondim, 48, entre outros assuntos, sobre a migração da festa para o formato online e o que isso acarretou para o forró, gênero executado à exaustão durante o período de festança, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país.

Targino Gondim está acostumado a tocar em praças, durante as festas juninas, para públicos entre 30 mil a 50 mil pessoas. É ele o compositor de um dos hits dessas festas -ganhador, em 2001, do Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira-, o sempre muito cantado “Esperando na Janela”, composição dele, Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon.

Leia, a seguir, o que o artista, que fará uma live de São João neste domingo (20), a partir das 16h, tem a dizer sobre seu show e a mudança da festa do real para o virtual.

O sanfoneiro, compositor, arranjador e cantor Targino Gondim (Foto: Divulgação)

Targino, você tem 25 anos de carreira, 26 CDs lançados, inúmeras músicas boas, mas de quantas festas de São João você já participou cantando e tocando?

Vixe! São inúmeras festas juninas, ou joaninas, que cantei e toquei que nem sei. O meu São João contempla todos os dias e noites dos meses de maio, junho e julho. Muitas dessas datas, passei com até quatro shows por dia, tocando e cantando até o dia raiar.

Qual foi o São João mais marcante que você teve?

O do ano de 2001. A minha canção “Esperando na Janela” era a mais executada no Brasil, ganhei o Grammy Latino, e também fiz muitos shows.

Como você tem enfrentado o período da pandemia com relação ao trabalho?

Acelerei tudo o que já vinha fazendo nas minhas redes sociais, como o Instagram, Face e YouTube, com postagens de conteúdos, lives shows e lives sem compromisso, entre outras coisas. Estou lendo o livro “Disposições Amoráveis”, do Gilberto Gil e da Ana de Oliveira; o livro “Dom Quixote”, além de prestar mais atenção a outros artistas. Tenho ficado muito mais perto da minha família e filhos. No aspecto financeiro, tenho meus rendimentos autorais, e salvo um pouco da minha receita com algumas lives compradas e patrocinadas.

O que você aprendeu por conta da pandemia?

Aprendi que não estamos sozinhos. Nada pode distanciar tanto os familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho como essa pandemia. Assim, entendemos que a vida está aí pra ser vivida da melhor maneira. Basta enxergarmos o melhor a se fazer.

Por que se toca forró durante o São João?

Porque o forró, o baião, o xote, e o arrasta-pé já eram tocados “a fole” durante os festejos de São João, na época de Seu Januário, pai de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Com o crescimento desses festejos, a comemoração “joanina” de São João passou a acontecer durante todo o mês de junho e a se chamar Junina.

Qual o nome da live que você fará no próximo domingo (20), às 16h, e como será?

“Targino e as Canções Joaninas” é uma live show, com a minha banda toda, composta por bateria, baixo, guitarra, zabumba, triângulo e vocais, além de mim, cantando e tocando sanfona, em meio a um cenário típico, com figurinos e muitas canções da nossa música nordestina.

Quais músicas certamente estarão nela?

“Esperando na Janela”, “Pra se Aninhar”, “Olha pro Céu”, “Deus Me Proteja de Mim”, e muito mais. Músicas não faltam.

Aonde a live poderá ser assistida?

No meu canal do YouTube: TarginoGondimOficial

O que as pessoas devem ter em mente quando forem assisti-la?

Esse é o momento, como sempre, de brindar e agradecer à vida com festa e alegria, mais do que nunca com seus familiares e amigos. Lembrando sempre de evitar aglomerações, com pessoas que não são do seu convívio.

Como é fazer uma festa de São João sem ser presencial?

Olha, eu descobri que viciei em ver toda live depois do show, e ler cada um dos comentários. Isso me anima! Saber tudo sobre o que as pessoas comentam e ver como elas vibram com o show. Amo! Isso é uma das formas que eu uso pra tratar uma live como um show de verdade.

Qual a sua dica para que as pessoas comemorem o São João online?

Se arrumem, aprontem comidas e bebidas típicas da nossa época junina, aglomerem-se com suas famílias muito bem! Liguem a TV, subam o som e VIVA SÃO JOÃO!!!