Semifinal do 19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas acontece neste domingo

Acontece neste domingo (6), às 10h, no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, com público e transmissão online, a abertura oficial do 19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.

Entre os 118 cantores inscritos nesta edição, 90 são brasileiros oriundos de 17 estados diferentes. Dos seis países latino-americanos com representantes inscritos há 28 cantores entre argentinos, chilenos, colombianos, mexicanos, porto-riquenhos e uruguaios. Depois do Brasil, o México é o país com mais inscritos, 13 candidatos; seguido pela Colômbia, com 6.

O concurso é realizado pela Cia. Ópera São Paulo e Amigos da Ópera de Jacareí, com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através da Amigos da Arte e Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

Segundo Paulo Abrão Esper, diretor geral e artístico da Cia. Ópera São Paulo e do evento, “foi uma surpresa e satisfação o número de inscritos, devido às dificuldades e o momento difícil no qual convivemos com a Covid-19, que parece não querer nos deixar tão cedo. Isso mostra a força da música, da ópera, demonstra a credibilidade de nosso projeto, e traz a certeza de que fazemos pelo propósito de incentivar e alavancar a carreira do jovem cantor lírico”.

Os candidatos inscreveram-se no concurso enviando um vídeo cantando uma ária de ópera, opereta ou zarzuela. Em fevereiro, foi realizada a fase eliminatória, quando foram divulgados os 45 selecionados para a semifinal.

Gratuita, a programação do concurso é aberta ao público. A sala Paschoal Carlos Magno, do teatro Sérgio Cardoso, onde ocorre o evento está seguindo as novas normas de segurança, com lotação máxima limitada a 30% da capacidade total. A gravação da semifinal será veiculada na plataforma #CulturaEmCasa.

Assista em https://culturaemcasa.com.br/video/18o-festival-callas-vencedor-savio-faschet/ ao vídeo da performance de Sàvio Faschét, brasileiro vencedor da edição passada do concurso, no prêmio Melhor Contratenor, cantando a ária “Amour Viens Rendre A Mon Ame”, da ópera “Orpheé Et Euridice” (Orfeu e Eurídice), do compositor Christoph Willibald Gluck (1714-1787), baseada no mito de Orfeu.