Pianista André Marques mostra diversidade do forró em shows online a partir desta segunda-feira

O pianista, compositor, arranjador e professor paulistano André Marques, 45, estreia nesta segunda-feira (17) uma série de três shows online.

Os shows serão transmitidos nos dias 17, 22 e 26, gratuitamente, sempre às 21h, pelos canais no YouTube e no Instagram http://@andremarquespianist, que o artista possui. Embora sejam gratuitos, há uma página de financiamento coletivo, onde qualquer um pode contribuir para ajudar na produção dos shows, em troca de recompensas. Segundo o artista, metade de todo o valor arrecadado será revertido para algumas instituições de combate à fome. Para contribuir, acesse o link para o financiamento em http://vaka.me/2054561 .

O Música em Letras entrevistou o artista de sólida e consagrada carreira, que integra o grupo do multi-instrumentista Hermeto Pascoal há quase 30 anos. Em suas respostas André Marques discorreu sobre particularidades dos shows, além de mencionar o disco “Forró de Piano”, a ser lançado ainda este mês, entre outros assuntos abordados. Leia a seguir.

André Marques (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

MÚSICA EM LETRAS Como você tem enfrentado o período da pandemia com relação ao trabalho?

ANDRÉ MARQUES Continuo compondo, arranjando, planejando projetos, mas financeiramente somente com aulas online.

O que você aprendeu por conta da pandemia?

Apesar de estarmos por mais de um ano nessa situação, sinto que ainda não me acostumei, parece que o tempo passa diferente. Estava acostumado a desenvolver vários projetos de uma vez e isso numa rotina de shows e viagens. Com a pandemia, a impressão no início é que haveria mais tempo para produzir, mas sinto que foi o contrário. Sobre o que mais aprendi, acho que foi em relação ao mundo virtual mesmo, em relação a aulas e apresentações online.

Durante a pandemia como ficou seu trabalho como integrante do grupo de Hermeto Pascoal?

Estamos totalmente pausados. Já foram três turnês canceladas e tem mais uma no final do ano que já está em perigo. Hermeto, além da idade, pertence a outros grupos de risco, então ele realmente não está saindo para nada. Agora foi vacinado e talvez comece a sair aos poucos. Para não dizer que ficamos 100% parados, fizemos um show online no ano passado, em um teatro em São Paulo, mas o Hermeto participou de casa, através de um telão.

O que é a série de três shows?

São três shows que marcam o lançamento do meu novo álbum “Forró de Piano”. Eles acontecerão através dos meus canais no YouTube e Instagram (@andremarquespianist). Todos os shows acontecerão às 21 horas, nos dias 17, 22 e 26. Todos serão gratuitos, mas há uma página de financiamento coletivo, onde qualquer um pode contribuir para ajudar na produção dos shows, em troca de recompensas. Metade de todo o valor arrecadado será revertido para algumas instituições de combate à fome.

O pianista André Marques (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Como é composta a série de shows?

Foi composta a partir do repertório e da concepção do novo álbum. Como este é um projeto que começou a ser idealizado em 2017, além do repertório do disco, acabei acrescentando outras músicas e fiquei com um repertório grande, o suficiente para três apresentações. Além disso, tenho um espaço com um piano, e com a ajuda da minha esposa Mônica Morais e da minha irmã Anna Luiza Marques, que estão montando cenário e iluminação, estamos criando uma série de shows bacanas, preparando também uma captação de imagem e de som bem boa.

O que motivou você a conceber essas apresentações?

A falta de locais para me apresentar nesse período e também a falta de previsão para que as coisas voltem ao normal. Juntando isso com a oportunidade de eu ter um espaço com piano e condições para transmissão, fora o cansaço de ficar esperando a pandemia passar para poder fazer esse lançamento. A motivação para fazer três shows foi a saudade de fazer uma temporada.

Descreva como será cada um dos shows.

Pode se dizer que cada show será único. Eles terão repertórios diferentes em sua maior parte, e quando houver música repetida, ela será tocada de forma diferente. O que terá em comum será que todos serão shows de piano solo com um repertório de forró (para quem não sabe, o forró engloba vários estilos, como baião, xaxado, xote e rastapé). Terão algumas músicas de minha autoria; clássicos de Gonzagão, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos; algumas mais contemporâneas de Hermeto [Pascoal] e Egberto [Gismonti]; e vai ter forró até de Toninho Horta. A linguagem será toda dentro da concepção do forró, mas em uma linguagem mais moderna, permitindo a entrada de novos elementos dentro dessa linguagem que já é maravilhosa por si só. Não haverá chat após as apresentações.

O arranjador André Marques (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

O que as pessoas devem ter em mente quando forem assistir a esta série de shows?

Devem ter em mente que irão assistir shows que há muito tempo estou preparando e que vou tocar com todo meu coração. Que apesar desses shows acontecerem em formato online, estamos tendo cuidados especiais com cenário, iluminação, captação de som. E se a pessoa egostar de piano e de forró, com certeza não pode perder.

Qual a maior dificuldade que você encontrou ao conceber essa série de shows?

O fato de tocar sem uma plateia próxima, sem ouvir e ver as suas reações. Além disso, tive que estudar bastante sobre exibir lives e isso foi bem desgastante, mas a vantagem é que poderei continuar a fazer outros shows depois desses.

O professor André Marques (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Complete por favor: Ser pianista no Brasil é… talvez ter mais dificuldades do que em muitos outros países (mas mais facilidades do que em muitos outros também), mas nunca se deixar abater.

Pianistas do Brasil deveriam… conhecer melhor a música brasileira.

Muita coisa melhoraria para os músicos instrumentista se… eles se unissem mais e pensassem mais coletivamente.

A relação de um instrumentista com seu instrumento é… como se os dois fossem uma coisa só e fizessem parte de uma só essência.

Para se compor uma peça musical digna de ser chamada assim deve-se… compor com o coração. Se alguém vai gostar ou não, daí é outra conversa. Quem deve gostar, principalmente, é quem compôs.

Uma peça musical boa é… uma peça que te faz se sentir feliz quando toca ou escuta.

Uma peça ruim é… uma peça que você não se sente bem quando toca ou escuta.

Com essa série de shows você espera que… quem ver o show, depois de assistir, esteja se sentindo melhor e mais feliz do que estava antes.

Além da série de três shows online o que você tem programado?

O próximo evento é justamente o lançamento do álbum, que já está programado para sair em todas as plataformas digitais no dia 28 de maio. Assim como os shows, o disco “Forró de piano”, como já diz o nome, apresenta dez faixas de piano solo, tocadas por mim, todas dentro da concepção do gênero, mas tocadas de uma forma mais livre e com influências de outros estilos musicais, que vai desde o forró de raiz até a música erudita.

O instrumentista André Marques (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)