Obras de Roberto Carlos e Marina Lima são temas de livros a serem lançados em abril
Dois livros, com lançamentos previstos para este mês, destacam aspectos das obras de importantes ícones da MPB: o cantor e compositor Roberto Carlos e a cantora e compositora Marina Lima.
O livro “Querem Acabar Comigo”, de Tito Guedes, conta a trajetória do rei Roberto Carlos pelo olhar da crítica musical. Disponível nas versões impressa e e-book, o livro editado pela Máquina de Livros chega às principais livrarias e sites do país às vésperas de Roberto Carlos completar 80 anos, ou seja, antes do dia 19 de abril.
O autor, Tito Guedes, que trabalha no Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), pesquisou e elegeu textos sobre os álbuns de Roberto Carlos publicados na Folha de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, Manchete e Veja. São resenhas assinadas por jornalistas, escritores e críticos de música, entre eles Sérgio Cabral, Augusto de Campos, Tárik de Souza e Jotabê Medeiros.
No prefácio do livro, o jornalista Arthur Dapieve define a obra: “Não é tanto sobre a carreira do cantor e compositor consagrado na Jovem Guarda -embora, naturalmente, ela seja indiretamente historiada a cada linha- e sim o modo como os jornalistas especializados a comentaram”.
No dia 9 de abril, Marina Lima lança o livro digital “Marina Lima – Música e Letra”, reunindo partituras e cifras de todas as 175 músicas gravadas em seus 21 discos, desde “Simples como Fogo”, de 1979, até o último “Novas Famílias”, de 2018, incluindo também o novo EP “Motim”, música dela em parceria com Alvin L. e Giovanni Bizzotto.
Mais do que as composições autorais de Marina Lima, figuram no livro também músicas de outros autores, tornadas sucessos em sua voz, como “Uma Noite e Meia”, de Renato Rockett; “Pessoa”, de Dalto; e “À Francesa” de Claudio Zoli e Antonio Cicero.
A publicação traz ainda quatro composições inéditas, canções compostas em 2020, salientando pontos fundamentais de sua obra autoral, como sua relação com o violão em “Pelos Apogeus”, dela; sua vertente romântica pop, em “Motim”; suas experiências pela música eletrônica, em “Kilimanjaro” dela, Alvin L. e Alex Fonseca, além de seu interesse pelo contemporâneo registrado em “Nóis”, de Marina.
A cantora detectou ser o momento certo de lançar uma publicação com esse registro. “No decorrer da minha carreira, várias vezes me propuseram fazer um livro como esse, mas eu nunca achei que estava na hora. Agora que minha obra está madura, eu acho que é o momento”, disse por meio de um comunicado de sua assessoria de imprensa.
O livro de partituras e letras “Marina Lima – Música e Letra” poderá ser baixado gratuitamente no site oficial da artista http://marinalima.com.br.
Já o livro sobre a trajetória de Roberto Carlos, “Querem acabar comigo”, será lançado pelo preço de R$ 42,00 (impresso) e R$ 28,90 (e-book).
Boa leitura!