Jards Macalé e o cinema é mote de festival

Estreia nesta terça-feira (23), às 20h30, “Na Trilha de Jards Macalé”, festival que mostra por meio de músicas e filmes a relação do compositor, com o cinema. O evento, que termina dia 28 de março, conta ainda com bate-papos do compositor com diretores, atores, além de um show exclusivo, dedicado ao cinema, que serão transmitidos, gratuitamente, no canal do artista http://youtube.com/jardsmacaleoficial.

Durante o show “Cine Macalé”, que abre o festival, Macau toca violão e canta músicas compostas para o cinema, entre outras, enquanto cenas são projetadas ao fundo.

A mostra traz, entre longas, médias e curtas, 11 filmes-quatro exclusivos do festival-,nos quais Macau participou atuando ou fazendo a trilha sonora. Após o show, os 11 filmes ficam disponíveis no canal do artista, até o último dia da mostra.

Entre os filmes, “Tenda dos Milagres” e “Amuleto de Ogum”, de Nelson Pereira dos Santos, e “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade. Nos dois primeiros filmes, Jards Macalé assina a trilha sonora e participa como ator. Em “Macunaíma”, assina duas músicas da trilha, compostas sobre poemas de Mário de Andrade.

Outros filmes completam a mostra: “Bethânia Bem de Perto”, de Júlio Bressane e Eduardo Escorel; “Big Jato”, de Claudio Assis; “Canções do Exílio: A Labareda que Lambeu Tudo”, de Geneton Moraes Neto; “Casa 9”, de Luiz Carlos Lacerda; “Conceição-Autor Bom È Autor Morto”, de Daniel Caetano, Samantha Ribeiro, André Sampaio, Guilherme Sarmiento e Cynthia Sims; “Jards”, de Eryk Rocha; “Jards Macalé: Um Morcego na Porta Principal”, de Marcus Abujamra e João Pimentel; e “Tira os Óculos e Recolhe o Homem”, de André Sampaio.

O festival “Na Trilha de Jards Macalé” conta com a direção, curadoria e realização da cineasta Rejane Zilles, casada com Macalé, o multiiartista-violonista, cantor, compositor, produtor, diretor musical, arranjador, ator, escritor-e outros atributos construídos ao longo de mais de 50 anos de trajetória, além de ser uma pessoa muito interessante e valiosa que merece ser conhecida por todos.