‘Minas’ do Pequeno Cidadão soltam a voz em lives dominicais

Durante a pandemia da Covid-19, a compositora Taciana Barros resolveu mostrar a força das mulheres do Pequeno Cidadão, grupo que integra desde 2008. Para isso, criou o espetáculo “As Minas do Pequeno Cidadão”, que será transmitido durante três domingos seguidos, a partir do próximo (14), por meio de duas lives dominicais, uma às 11h e a outra às 17h, sempre no canal do YouTube do Pequeno Cidadão: http://www.youtube.com/pequenooficial .

O Música em Letras entrevistou uma das “minas” do grupo, a compositora e cantora Luzia de Barros Rocha e Silva, 20, que integra o grupo desde a mais tenra idade, ou seja, desde os sete anos de idade. “As lives serão com as meninas que integram o grupo desde o início, eu, a Manu [20], e a Estela [18]”, disse a cantora que gravou um vídeo com exclusividade para o blog, convidando o internauta para assistir aos espetáculos (veja vídeo no final do texto).

Após 12 anos se apresentando em shows e gravando discos, as minas ganharam experiência desenvolvendo cada uma seu estilo, dentro do gênero pop da banda.

A cantora e compositora Luzia de Barros em entrevista ao Música em Letras (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Na opinião de Luzia, “Manu sempre teve uma coisa mais reservada no canto dela, mais intimista. A Estela é o contrário. Ela tem a coisa de querer cantar, chegar nas notas mais agudas, improvisando e cantando com o pai [o guitarrista Edgard Scandurra], com quem ela tem uma união muito forte”, contou Luzia afirmando que sempre curtiu um pouco de tudo, inclusive compor com a mãe,Taciana Barros.

Luzia deve lançar na metade deste ano dez músicas autorais em um álbum, atacando além de instrumentista, compositora e cantora, também como produtora de seu  trabalho. No som ainda inédito, rap com jazz dá o tom da pegada que pretende mostrar. “Tem soul trap, trap com jazz e até um funk para mostrar, por meio dessas músicas, momentos marcantes que estou passando. ‘Ventania’, por exemplo, uma das dez faixas, é uma música que diz muito sobre nos entregarmos à vida e deixar ela nos levar. Já a música ‘O Jogo do Amor’ é uma metáfora que fiz relacionando o futebol com o amor”, disse a artista que joga bola desde criança, ama o esporte e almeja um dia ser comentarista do futebol que tanto entende e curte, além da música é claro.

Entre os músicos convidados para tocar no novo disco, ainda sem nome, está o compositor, arranjador, contrabaixista e professor Zeli Silva, pai de Luzia.

A cantora e compositora Luzia (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

O que os fãs do grupo Pequeno Cidadão podem esperar dessas lives? “Quem assistir às lives deve estar disposto a dançar bastante com a gente e preparado para ouvir um som acústico, diferente do que sempre ouviram. Meu irmão [Daniel Scandurra] vai tocar bateria e baixo ao mesmo tempo, além de usar uma programações de bateria; minha mãe na guitarra, violão e piano, e nós, as três minas, cantando um repertório diferente. Cada uma de nós escolheu as músicas que mais curte fazer nos shows, desde que éramos pequenininhas. Certamente o público vai conhecer mais sobre o gosto musical de cada uma de nós, além do que a gente mais curte cantar”

São 12 anos de estrada percorrendo o país, centenas de shows, três álbuns, um DVD, quatro livros e trilhas sonoras para filmes e TV que embasam o sucesso do Pequeno Cidadão. O novo projeto do grupo destaca o pop-rock para apresentar músicas animadas, dançantes e canções que retratam o universo infantil, abordando alegrias, dúvidas, bichos, desafios, tristezas, cidadania, amor, esportes, entre outros temas atuais e importantes para a formação dos pequenos e dos grandes.

Manu faz suas duas lives no domingo, 14; Luzia, no domingo 21; e Estela, no domingo 28.

O melhor de tudo é que você pode conhecer o talento de cada uma delas da segurança de sua casa. Fique em casa e viaje por meio da música.

Assista, a seguir, ao vídeo no qual Luzia convida o internauta para assistir as lives “As Minas do Pequeno Cidadão”.