‘Minas’ do Pequeno Cidadão soltam a voz em lives dominicais
Durante a pandemia da Covid-19, a compositora Taciana Barros resolveu mostrar a força das mulheres do Pequeno Cidadão, grupo que integra desde 2008. Para isso, criou o espetáculo “As Minas do Pequeno Cidadão”, que será transmitido durante três domingos seguidos, a partir do próximo (14), por meio de duas lives dominicais, uma às 11h e a outra às 17h, sempre no canal do YouTube do Pequeno Cidadão: http://www.youtube.com/pequenooficial .
O Música em Letras entrevistou uma das “minas” do grupo, a compositora e cantora Luzia de Barros Rocha e Silva, 20, que integra o grupo desde a mais tenra idade, ou seja, desde os sete anos de idade. “As lives serão com as meninas que integram o grupo desde o início, eu, a Manu [20], e a Estela [18]”, disse a cantora que gravou um vídeo com exclusividade para o blog, convidando o internauta para assistir aos espetáculos (veja vídeo no final do texto).
Após 12 anos se apresentando em shows e gravando discos, as minas ganharam experiência desenvolvendo cada uma seu estilo, dentro do gênero pop da banda.
Na opinião de Luzia, “Manu sempre teve uma coisa mais reservada no canto dela, mais intimista. A Estela é o contrário. Ela tem a coisa de querer cantar, chegar nas notas mais agudas, improvisando e cantando com o pai [o guitarrista Edgard Scandurra], com quem ela tem uma união muito forte”, contou Luzia afirmando que sempre curtiu um pouco de tudo, inclusive compor com a mãe,Taciana Barros.
Luzia deve lançar na metade deste ano dez músicas autorais em um álbum, atacando além de instrumentista, compositora e cantora, também como produtora de seu trabalho. No som ainda inédito, rap com jazz dá o tom da pegada que pretende mostrar. “Tem soul trap, trap com jazz e até um funk para mostrar, por meio dessas músicas, momentos marcantes que estou passando. ‘Ventania’, por exemplo, uma das dez faixas, é uma música que diz muito sobre nos entregarmos à vida e deixar ela nos levar. Já a música ‘O Jogo do Amor’ é uma metáfora que fiz relacionando o futebol com o amor”, disse a artista que joga bola desde criança, ama o esporte e almeja um dia ser comentarista do futebol que tanto entende e curte, além da música é claro.
Entre os músicos convidados para tocar no novo disco, ainda sem nome, está o compositor, arranjador, contrabaixista e professor Zeli Silva, pai de Luzia.
O que os fãs do grupo Pequeno Cidadão podem esperar dessas lives? “Quem assistir às lives deve estar disposto a dançar bastante com a gente e preparado para ouvir um som acústico, diferente do que sempre ouviram. Meu irmão [Daniel Scandurra] vai tocar bateria e baixo ao mesmo tempo, além de usar uma programações de bateria; minha mãe na guitarra, violão e piano, e nós, as três minas, cantando um repertório diferente. Cada uma de nós escolheu as músicas que mais curte fazer nos shows, desde que éramos pequenininhas. Certamente o público vai conhecer mais sobre o gosto musical de cada uma de nós, além do que a gente mais curte cantar”
São 12 anos de estrada percorrendo o país, centenas de shows, três álbuns, um DVD, quatro livros e trilhas sonoras para filmes e TV que embasam o sucesso do Pequeno Cidadão. O novo projeto do grupo destaca o pop-rock para apresentar músicas animadas, dançantes e canções que retratam o universo infantil, abordando alegrias, dúvidas, bichos, desafios, tristezas, cidadania, amor, esportes, entre outros temas atuais e importantes para a formação dos pequenos e dos grandes.
Manu faz suas duas lives no domingo, 14; Luzia, no domingo 21; e Estela, no domingo 28.
O melhor de tudo é que você pode conhecer o talento de cada uma delas da segurança de sua casa. Fique em casa e viaje por meio da música.
Assista, a seguir, ao vídeo no qual Luzia convida o internauta para assistir as lives “As Minas do Pequeno Cidadão”.