Resgatado no Sebo-‘Som e Ultra-Som’, de Ira M. Freeman

Neste post da série Resgatado no Sebo, com o registro de itens relacionados à música garimpados em sebos, o destaque vai para o livro ‘Som e Ultra-som’, de Ira M. Freeman.

Com título original em inglês “All About Sound and Ultrasonics” (1961), o exemplar resgatado do livro “Som e Ultra-Som”, de Ira M. Freeman, foi impresso no Brasil pela distribuidora Record, em 1964, integrando, com o número 17, a coleção “Enciclopédia Juvenil”.

A coleção é um clássico dos anos 1960, que, entre os mais de seus 30 títulos como “Rádio e Televisão”, “Os Planetas”, “Energia Solar” e “O Corpo Humano”, trazia “assuntos palpitantes, científicos e de cultura geral, tratados por autoridades na matéria em linguagem simples e clara, que certamente estimularão a curiosidade da juventude brasileira”.

Nesta terça-feira (2), o blog Música em Letras completa seis anos, trazendo entrevistas, vídeos, fotos e histórias sobre pessoas e outros temas ligados ao mundo do som ou da música. Entre as pessoas, conversamos com o mago dos sons Homero Lotito, um dos primeiros entrevistados pelo Música em Letras. Leia e assista ao post com Lotito em https://musicaemletras.blogfolha.uol.com.br/2015/05/12/homero-lotito-o-homem-morcego/

Na entrevista do post acima, Lotito comenta sobre a obra “Som e Ultra-Som”, de Ira M. Freeman: “Este livro é muito bom. Quem quer começar a entender alguma coisa física de som, de harmônicos, propagação, eco e um monte de coisas, acha tudo nesse livro”, falou.

Páginas com ilustrações no livro ‘Som e Ultra-Som’ (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

São 126 páginas, com fotos e ilustrações elucidativas abordadas nos capítulos: “O mundo dos sons”; “O som e o ar”; “O som é transportado por ondas”; “A velocidade do som”; “As ondas expandem-se”; “Como ouvimos”; “Os sons em casa”; “Os sons musicais”; “Cordas Sonoras”; “Tubos sonoros”; “A forma dos sons”; “Armazenando sons”; “Sons que não ouvimos”; “Os sons da voz”; “Além da barreira sonora”; “As fronteiras dos som”; e “Alguns termos científicos usados neste livro”.

Ira M. Freeman, que morreu em 1987 aos 81 anos, era do ramo. Professor emérito de física na Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, teve outras de suas obras traduzidas e publicadas na mesma coleção: “O Átomo”; “Maravilhas da Química” e “A Eletricidade”.

Embora desatualizada, a edição brasileira do“Som e Ultra-Som”, com tradução de Napoleão de Carvalho, ilustrações de Irvin Geis e capa de Marpa, traz conteúdos importantes para a compreensão do som, apresentando-o de maneira didática e prazerosa para o público jovem nos anos 1960. Livro que talvez se perderia, não fosse o registro de mais uma obra resgatada no sebo pelo Música em Letras, por R$ 15.

SOM E ULTRA-SOM

AUTOR Ira M. Freeman

EDITORA Record

QUANTO R$ 15 (126 páginas)

ANO 1964