Nuno Mindelis lança biografia romanceada

O guitarrista e compositor Nuno Mindelis, além de ser um dos mais respeitados músicos de blues no Brasil e reconhecido internacionalmente, também é Mintcho, Martim, Macedo e um narrador não identificado em sua biografia romanceada, “Por que Não Sou um Bluesman: Seis Mil Anos”, livro à venda no site da Amazon, em formato e-Book, em https://www.amazon.com.br/Por-Que-N%C3%A3o-Sou-Bluesman/dp/B08Q6XQFSR.

O músico se veste desses quatro personagens distintos e construídos para representarem diferentes épocas de sua vida, que abarca uma guerra, amores frustrados e sua forte relação com a música.

Nuno Mindelis é angolano de Cabinda, cresceu em Huambo e passou a adolescência em Luanda, a capital angolana de onde partiu, aos 17 anos, depois de perder tudo, para recomeçar a vida em outros países. Entre eles, o Brasil, onde reside atualmente.

Segundo ele, o livro não foi escrito, mas foi “desembuchado” já na exata ordem em que se apresentam os capítulos. Neles se encontram os relatos, entre outras passagens, da perda de tudo, o recomeço em lugares desconhecidos, os choques culturais e a chegada do guitarrista ao Brasil, além dos primeiros contatos com a aspereza, impessoalidade e o gigantismo de São Paulo. Para o músico “era preciso contar a história de como vim parar aqui e por que avanço obsessivamente sem olhar para trás”.

A arte de Mindelis pode ser conferida não só em letras, mas também em música, como a registrada em “Angola Blues”, seu último disco. No repertório do álbum, canções em quimbundo-um dos vários dialetos angolanos-, além de outras escritas em português.