Romero Lubambo e festival Tudo é Jazz 2020 garantem o som de qualidade da semana
Em meio a inúmeros eventos musicais gratuitos desta semana, em que o melhor ainda é ficar em casa, dois merecem ser assistidos: Romero Lubambo Trio e o festival Tudo é Jazz 2020.
Nesta terça (24), às 19h, o show de Romero Lubambo Trio poderá ser assistido pelo Instagram em http://@sescaovivo e pelo YouTube em http://@sescsp. Já o festival Tudo é Jazz 2020 reúne nomes nacionais e internacionais também em programação online, a partir desta quarta-feira (25) e até esta sexta-feira (27), sempre às 20h, em shows transmitidos via streaming no http://www.tudoejazz.com .
Além de Romero Lubambo (violão e guitarra), o trio que leva seu nome conta com a presença de Sidiel Vieira (baixo) e Thiago “Big” Rabello (bateria) para comemorar os 50 anos de carreira deste superviolonista, arranjador e compositor carioca, que já participou de gravações e shows com celebridades da arte de amealhar os sons como o violoncelista Yo-Yo Ma, a cantora e pianista Dianna Krall, a cantora Dianne Reeves, o trompetista Wynton Marsalis e o saxofonista Michael Brecker (1949-2007). Entre os brasileiros, Lubambo já atacou com o pianista Cesar Camargo Mariano, a cantora Leny Andrade, o compositor Ivan Lins, além da cantora Luciana Souza.
No repertório do show o som terá por base a MPB, o jazz e o blues para edificar obras de outros craques na construção musical como Toninho Horta, arquiteto e engenheiro de “Party in Olinda”; Mario Adnet, de “Pedra Bonita”; Pat Metheny, de “No Palco do Sesc Consolação Always and Forever”, e Herbie Hancock, de “Cantaloupe Island”.
O festival Tudo é Jazz, que completa 17 anos de existência, este ano não será realizado em Ouro Preto (MG). A programação online traz, entre outras atrações, um show da cantora Madeleine Peyroux com o pianista Célio Balona, que foi filmado no Blue Note de Nova York. Todas as apresentações foram previamente gravadas pelos artistas em seus respectivos países e cidades.
A programação do festival é farta de talentos, pois conta ainda com nomes como os dos pianistas e compositores Amaro Freitas e Tulio Mourão, além de Marcos Valle que se apresenta com a cantora Stacey Kent.
A cantora norte-americana Natasha Agrama e o compositor mineiro Rogério Delayon também atacam juntos no Tudo é Jazz 2020, que ainda conta com apresentação do Pianíssimo Jazz, duo de piano e baixo acústico formado pelo pianista carioca Mauro Continentino e pela baixista mineira Catarina Moura. Eles apresentam um repertório de clássicos do jazz, com composições dos anos 1920 aos 1940.
A programação do festival pode ser acessada em http://www.tudoejazz.com.