Resgatado no Sebo: ‘Disco para Teste-Controle de Qualidade-Polygram-Erasmo’, com duas músicas e um script para entrevista

O Música em Letras traz neste post mais uma matéria da série Resgatado no Sebo, com o registro de livros, discos, fitas e objetos relacionados à música garimpados em sebos.

Nesta matéria, o destaque vai para o disco de vinil “Disco para Teste-Controle de Qualidade-Polygram-Erasmo” (1982), acompanhado pelo script de uma entrevista pré-gravada com o Tremendão Erasmo Carlos.

Raro, o disco se destinava a divulgar, nas estações de rádio, duas músicas: “Mesmo que Seja Eu” e “Meu Boomerangue Não Quer Mais Voltar”, as duas de Erasmo Carlos, no lado 1. No lado 2, constam depoimentos do artista sobre as canções.

Contracapa do disco do disco de vinil ‘Disco para Teste-Controle de Qualidade-Polygram-Erasmo’ (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Em formato de LP, o fonograma traz ainda um texto apócrifo (sem assinatura) explicitando sua real finalidade e instruções assim descritas: “IMPORTANTE! AMIGO RADIALISTA: Esta entrevista, colhida informalmente com ERASMO CARLOS, tem por objetivo a dinamização de sua programação, com depoimentos inéditos deste grande artista. No lado A [1], temos duas músicas para sua programação normal: ‘MESMO QUE SEJA EU’ e ‘MEU BOOMERANGUE NÃO QUER MAIS VOLTAR’. No lado B [2], as respostas de Erasmo às perguntas que você mesmo vai fazer seguindo o script anexo, onde também se encontram as ‘deixas’ do início e do fim de cada resposta, bem como as indicações para onde entra a música. Este LP é estereofônico, o que não impede uma ótima reprodução monofônica. Um grande abr aço e bom programa.”

Script a ser seguido para a realização da entrevista pré-gravada com Erasmo Carlos (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Em suma, como o artista não poderia estar presente em todas as emissoras de rádio do país para divulgar seu trabalho, elaborou-se essa forma de entrevista pré-concebida e gravada no intuito de otimizar a divulgação do produto artístico e facilitar o trabalho dos locutores.

Uma curiosidade engraçada: a letra de “Mesmo Que Seja Eu” enganou durante muitos anos um técnico de som e amigo, que pensava ouvir “Um homem pra chamar Dirceu, mesmo que seja eu”, ao invés do correto “Um homem para chamar de seu, mesmo que seja eu”.

Curiosidade essa que talvez ficasse esquecida ou perdida, assim como esse LP raro, não fosse o registro de mais um disco Resgatado no Sebo pelo Música em Letras, por apena R$ 45.

LP “DISCO PARA TESTE CONTROLE DE QUALIDADE POLYGRAM ERASMO”

ARTISTA Erasmo Carlos

GRAVADORA Polygram

FAIXAS Duas, com músicas, e dez, com depoimentos do artista

ANO 1982

QUANTO R$ 45

ONDE Empório das Letras-Sebo, av. Padre Antonio José dos Santos, 1208, Brooklin, São Paulo, tel. (11) 5506-0483