Sons de S.Paulo: sirenes no largo do Arouche
Sons de S.Paulo é uma série do Música em Letras na qual sons das cidades, campos, matas e do litoral do estado são registrados pelo blog.
Ouça-os e transcenda sua costumeira maneira de ouvir. Extrapole viciadas sensações e aguce a percepção em torno dos sons do dia a dia e da diversidade dessas fontes de “ruídos” que, por vezes, são música. Uma música anônima, mas que muitos conhecem. Ou só ruídos que a muitos ensandece. Depende do que os ouvidos “veem” e “leem”.
O vídeo a seguir foi gravado às 12h desta segunda-feira (2/11), Dia de Finados, no largo do Arouche, em São Paulo, com exclusividade pelo Música em Letras, e mostra 23 veículos, na maioria ambulâncias, com sirenes e buzinas acionadas por seus condutores. A manifestação, liderada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, era uma homenagem aos mortos pela Covid-19, no estado. Mas o que aconteceu com o respeitoso e usual minuto de silêncio prestado nesse tipo de homenagem? Simples, não chama a atenção e é menos ruidoso em tempos que antecedem as eleições. E quanto à legislação que regulamenta o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha e azul intermitentes, que só podem ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência? Pois é, parece que não há infração ou multa para o uso desses dispositivos com fins eleitoreiros.