Um dos melhores violonistas do Brasil faz live nesta terça-feira (6)
Marco Pereira, 70, é indiscutivelmente um dos melhores violonistas deste país e do mundo. Sua relação com o instrumento é de extrema dedicação, respeito e amor. Recíproca, tal relação pode ser conferida nesta terça-feira (6), durante a live “O Violão e as Canções”, que será transmitida de sua casa, no Rio de Janeiro, pela série #EmCasaComSesc, às 19h.
Um medley de quatro obras de Baden Powell (1937-2000), escritas em parceria com Vinicius de Moraes (1913-1980) e Paulo César Pinheiro, está garantido na apresentação, além de alguns clássicos da MPB. Entre eles, “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso (1903-1964); “Eu Sei que Vou Te Amar” e “Chega de Saudade”, de Tom Jobim (1927-1994) e Vinicius de Moraes; e “É Doce Morrer no Mar”, de Dorival Caymmi (1914-2008).
Algumas canções autorais também estão no repertório. Entre elas, “O Teatro da Natureza”, de Marco Pereira e Aldir Blanc (1946-2020), que será comentada, assim como outras músicas que serão interpretadas.
Dono do título de mestre em violão clássico pela Université Musicale Internationale de Paris, Pereira já dividiu o som sublime de seu violão, entre outros, com Tom Jobim (1927-1994), Gal Costa, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Milton Nascimento.
Compositor, além de superinstrumentista, Marco Pereira também é dono de uma discografia perfeita. Nela não há sequer um disco meia boca ou ruim, entre os 16 lançados. O último, “Xodós” (2018), em parceria com outro mago do violão, Paulo Bellinati, pode ser conferido pelo link https://musicaemletras.blogfolha.uol.com.br/2018/09/05/sem-nocao-xodos-por-paulo-porto-alegre/ , no qual você, além de conhecer o disco, terá acesso à opinião de mais um craque do instrumento, Paulo Porto Alegre, que ouviu o disco para a série Sem Noção deste blog.
A série #EmCasaComSesc é transmitida gratuitamente pelo Instagram em http://@sescaovivo e pelo YouTube, em http://@sescsp.
Boa live!