Pequeno Cidadão esquenta o clima deste sábado com histórias e rock n’roll

A previsão do tempo para São Paulo, neste sábado (22), é de muito frio. A temperatura deve ficar entre a mínima de 8 Cº e a máxima de 13 Cº, com chuva. Para adultos, crianças e adolescentes essa “friaca”, banhada de chuva, pode ser a definição de inferno.

No entanto, uma das melhores lives direcionadas a crianças e adolescentes acontece ao meio dia deste sábado friorento e, certamente, deve fazer com que a temperatura de muitas salas, quartos, casas e apartamentos suba, em meio a tanta música boa, coreografias, brincadeiras e muita animação.

A live é de uma versão reduzida, nem por isso menor em termos de sonzeira, de uma das melhores bandas de música infantil do Brasil: a Pequeno Cidadão. A banda tem 11 anos na estrada e já percorreu todo o país com centenas de shows, três álbuns, um DVD, quatro livros, e uma pá de trilhas sonoras para a TV.

O Música em Letras entrevistou Taciana Barros (voz, piano, composições), uma das integrantes da banda, que ao lado de Luzia (voz) e Dani (baixo e bateria) prepararam uma apresentação especial para ser transmitida diretamente do estúdio da mãe da dupla de artistas.

Luzia Barros é filha de Taciana e do contrabaixista e professor de música Zeli Silva. A moça, que agora está com 19 anos, não nega a musicalidade transmitida pelos talentosos pais e já está produzindo seu próprio álbum, que segundo a mãe “está ficando muito bacana”.

Dani é Daniel Scandurra, 32, um supermúsico que, além de ter seus próprios projetos, toca no Ira!, grupo que tem seu pai, o guitarrista, compositor e arranjador Edgard Scandurra, como integrante e fundador.

“No início da Pequeno Cidadão, a Luzia tinha só 8 anos e chorava se não se ouvisse no palco. A gente tinha que parar tudo pra acertar o som pra ela cantar. O Dani estudou música, passou anos com o Ira!, e me dá a maior segurança para tocarmos. Quando ele era pequeno, ‘teve’ que aprender a tocar todos os instrumentos, porque sempre que alguém de alguma banda não aparecia para o ensaio, ele era o nosso coringa! Tanto meu como do Edgard”, contou a mãe dos dois talentosos artistas.

Integrantes da banda Pequeno Cidadão e Gudo Augusto Barros, vulgo Gudo, o cachorro da família (Foto: Divulgação)

Como é uma live tocando em família? “Essa live é muito emocionante pra mim. Toda atividade artística feita em família é transformadora. Dançarmos, cantarmos, brincarmos de teatrinho e pintarmos juntos. É tudo muito bom. Poder fazer isso, profissionalmente, é um sonho que essa banda realizou para nós, que somos pais. A gente sempre fez um som juntos, aqui em casa. Legal ver que eles evoluíram muito e estão bem melhores que eu”, disse Taciana Barros.

Na live, que você pode assistir gratuitamente no Youtube no canal do Sesc São Paulo e no Instagram, em @sescaovivo, estão garantidos os maiores sucessos da banda e pequenas  histórias divertidas e curiosas dessa “família bagunceira” do rock, ensaiando, compondo e fazendo shows. Os três integrantes também prometem interagir, respondendo as perguntas das crianças e propondo coreografias e desafios.

Entre as músicas, “O Sol e a Lua”, de Taciana Barros e Antonio Pinto; “Tchau Chupeta”, de Taciana Barros e Arnando Antunes; “Mamãe Tamo Chegando?”, de Edgard Scandurra, Joaquim Scandurra e Estela Scandurra; além de “Bici Bike Magrela”, de Edgard Scandurra e Taciana Barros.

Segundo a artista e compositora, todos podem esperar amor, coreografias, diversão, e muito rock n’roll. “Recomendo, de verdade, que afastem os móveis da sala, pois o lance vai ser agitado, estamos com muita saudade do nosso público e das nossas bagunças. ”

Troque o “f” pelo “t” e fique com o trio em vez do frio.

Discos lançados pela banda Pequeno Cidadão (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)