Prêmio Grão de Música revela contemplados da 7ª edição

A 7ª edição do Prêmio Grão de Música (PGM), que valoriza compositores, compositoras e intérpretes da canção brasileira, de diferentes gerações, apresentou os 15 artistas contemplados de 2020, de 14 estados (veja as fotos no final do texto).

Devido à pandemia, pela primeira vez a cerimônia da edição do Prêmio Grão de Música será online. O evento acontece no dia 3 de dezembro, a partir das 19h, com algumas apresentações musicais ainda a serem definidas. “Os premiados e premiadas, participarão da cerimônia de suas casas. Se por um lado esse momento traz tantos desafios, por outro também amplia as possibilidades, uma delas é que poderá ser assistido por um público ainda maior, já que o acesso online é irrestrito”, disse a idealizadora e realizadora do PGM, Socorro Lira, que também é cantora, compositora e poeta.

Socorro Lira, compositora, cantora e idealizadora do Prêmio Grão de Música (Foto: Divulgação)

Uma coletânea, reunindo uma faixa de cada contemplado, nos formatos digital e físico, também será apresentada. O CD físico está previsto para ser lançado em outubro. O disco será distribuído gratuitamente e disponibilizado no site http://premiograodemusica.com.br, assim como a versão digital que ficará disponível no site, onde também podem ser ouvidas as coletâneas das edições anteriores.

Elifas Andreato é o artista que, desde a primeira edição do PGM, assina a identidade visual da premiação. Os compositores, compositoras e intérpretes premiados pelo conjunto da obra receberão do artista uma estatueta de bronze criada por ele.

Neste ano de 2020, o PGM deliciou o público que aprecia música popular brasileira de qualidade com o Circuito PGM em Casa, que aconteceu em duas etapas entre maio e julho, apresentando uma série de shows online de artistas contemplados em edições anteriores. A iniciativa do evento, além de promover a veiculação das obras desses artistas, teve como principal objetivo beneficiá-los economicamente, já que todos foram prejudicados com o cancelamento de suas apresentações por causa da pandemia que assola o país e o mundo.

Segundo Socorro Lira,  “o Circuito PGM era uma ideia que já vínhamos alimentando, mas no formato tradicional de shows. Vimos neste momento [de pandemia] uma chance de experimentar algo e gostamos da experiência. Faremos uma terceira etapa online em outubro”.

Veja, a seguir, quem são os artistas vencedores da 7ª edição desse que é um prêmio importante e configura um exemplo de lisura, critério e incentivo à MPB.

Contemplados de 2020

Adriana Deffenti, do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação/ Heloísa Medeiros)
Aparecida Silvino, do Ceará (Foto: Divulgação/ Regis Gomes)
Célia Sampaio, do Maranhão (Foto: Divulgação/ Eduardo Aguiar)
Darwinson, de Goiás (Foto: Divulgação)
Euterpe, de Roraima (Foto: Divulgação/ Bené Mendonça)
Fuba, da Paraíba (Foto: Divulgação/ Thayse Gomes)
Graça Gomes, do Acre (Foto: Divulgação/ Joana Alves)
Joana Terra, da Bahia (Foto: Divulgação)
Jonathan Silva, do Espírito Santo (Foto: Divulgação/Reinaldo Meneguim)
Marfiza, de Goiás (Foto: Divulgação)
Nilze Carvalho, do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/ Valéria Martins)
Patrícia Quinteiro, do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/ Carol Lá Lach)
Sergival Silva, de Sergipe (Foto: Divulgação/ Ana Migliari)
Valéria Oliveira, do Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação/Luciano Azevedo)

Valéria Oliveira (RN)