Sanfoneira homenageia avós com clipe singelo

Sanfoneira, cantora e compositora das boas, a baiana Lívia Mattos mostra que também sabe homenagear. Neste domingo (26), Dia dos Avós, a musicista-também socióloga- lança no seu canal do YouTube, em https://www.youtube.com/watch?v=CAt099uUXUA, o clipe da música “Olhos de Tereza”, faixa de seu disco “Vinha da Ida” (2017).

A data comemorativa escolhida pela artista para prestar homenagem aos seus avós, tem por referência a comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim que, segundo a tradição da igreja católica, seriam os pais de Maria e portanto avós de Jesus Cristo.

O clipe foi filmado no Recôncavo Baiano, região de origem da avó da sanfoneira, que nasceu em Coqueiros do Paraguaçu. A direção de fotografia do vídeo e montagem são de Carol Quintanilha, com quem Lívia Mattos divide o roteiro e a direção. “O nome de minha avó é Terezinha. Tereza é quase como um apelido, é como meu avô, seu Roque, a chama carinhosamente”, disse Lívia sobre seus avós, que são casados há 68 anos e protagonizam o clipe.

Soteropolitana, Lívia Mattos tem carreira sólida depois de ter tocado, entre outros, com Rosa Passos, Toninho Ferragutti, Chico César, Badi Assad, além de ter atacado com a Orquestra Sinfônica da Bahia. O som de sua sanfona esteve presente em vários lugares do Brasil e do exterior. Entre eles, em festivais como Akkordeon Festival Wien, na Áustria; International Macau Parade, na China; e Cantos na Maré, na Espanha, além dos Estados Unidos onde já realizou uma turnê.

Outras linguagens como a dança, o circo, o audiovisual e o teatro também surgem no leque de performances da artista. Tal diversidade motivou Lívia Mattos a pesquisar, durante oito anos, a música de circo no Brasil. A pesquisa culminou em um documentário, baseado em narrativas de artistas circenses veteranos, dirigindo por ela.

Assista, na segurança de sua casa, ao clipe da música “Olhos de Tereza” e sinta quanta singeleza há nele. Talvez por abordar simplesmente de maneira simples, o vídeo seja tão poético e tocante.

Caso queira cantar junto, segue a letra da música.

OLHOS DE TEREZA

Os olhos de Tereza

Tem mar dentro

uma represa

Os olhos de Tereza

Calmos

Como quem esqueceu a pressa

Os olhos de Tereza

cinco partos, seis filhos, doze netos

Os olhos de Tereza são secretos

novelos, novenas, novelas

Os olhos de Tereza são dois lagos

duas janelas para o mar

Navego a vela o labirinto

por onde vão desaguar

(Fotomontagem: Carlos Bozzo Junior/ Folhapres)