Gilberto Gil, Chico Buarque, Elza Soares, Flávio Renegado e 14 Bis lançam trabalhos inéditos
Na próxima sexta-feira (24), o grupo 14 Bis, Gilberto Gil, Chico Buarque, Elza Soares e Flávio Renegado apresentam trabalhos inéditos online.
GILBERTO GIL E CHICO BUARQUE
Gil e Chico lançam outra versão de “Copo Vazio”, acompanhada de um clipe com imagens inéditas dos dois em estúdio. A nova gravação surgiu, em 2014, a partir do pedido de Andrucha Waddington, que filmava “Rio, Eu Te Amo” e precisava de uma trilha para a personagem Dona Fulana interpretada por Fernanda Montenegro. Gil e Chico foram para o estúdio e gravaram a faixa. Na ocasião, os artistas foram filmados no estúdio de Gil, na Gávea.
“Copo Vazio” (veja letra no final do texto) foi composta por Gil, a pedido de Chico, nos anos 70, quando Chico sofria forte censura à sua obra e recorreu aos amigos para o disco “Sinal Fechado” (1974).
Uma semana após o lançamento da nova versão, ou seja, no dia 31 de julho, um vídeo inédito de Gil comentando a música será divulgado em seu canal do YouTube: http://www.youtube.com/gilbertogil .
ELZA SOARES E FLÁVIO RENEGADO
A cantora Elza Soares e o rapper Flávio Renegado lançam, na mesma sexta-feira (24) o single “Negão Negra”, de Flávio Renegado e Gabriel Moura, que chega aos aplicativos de música e terá o clipe disponibilizado no YouTube.
Com batidas eletrônicas e o ritmo típico do rap, “Negão Negra” une os dois artistas em torno da luta contra as injustiças sociais. Segundo Elza Soares, “estamos atravessando um momento chato, mas lutamos contra esse horror do preconceito racial”. Para Renegado, “Elza é a síntese de tudo pelo o que luto e acredito; uma mulher preta que sempre lutou, nunca se deixou calar e conseguiu chegar lá. Essa música é o meu hino, uma prece, uma conexão direta com meus irmãos e os nossos ancestrais”.
14 BIS
O 14 Bis lança, “14 Bis Acústico ao vivo”, 15º disco do grupo, que conta com a participação especial de Flávio Venturini. O show foi gravado no teatro Coliseu, em Santos, litoral de São Paulo e será exibido nas redes sociais da banda. “Depois tiraremos das plataformas e lançaremos vídeo por vídeo a partir de enquete que realizaremos com nossos fãs”, explica o baixista e vocalista Sérgio Magrão.
Segundo Vermelho, tecladista e vocalista da banda, ele e os integrantes Cláudio Venturini (violões e vocal), Sérgio Magrão (baixo e vocal), Hely Rodrigues (bateria e percussão), além de Christiano Caldas (teclados) como músico convidado, aproveitaram a pausa da quarentena para estruturar o novo álbum.
No repertório do disco, que conta com 22 faixas, clássicos como “Planeta Sonho”, “Linda Juventude” e “Caçador de Mim” ganharam roupagem acústica. Completam o álbum, “Além Paraíso”; “Canção Da América”; “Carrossel”; “Sonhando o Futuro”; “Queimada”; “Vale do Pavão”; “Pedra Menina”; “Doce Loucura”; “Mesmo de Brincadeira”; “Pele de Verão; “Bola de Meia, Bola de Gude”; “A Qualquer Tempo”; “O Sal Da Terra”; “Onde o Olhar Não Mira”; “Luz Na Escuridão”; “Ciranda”; “Flor de la Noche”; pot-pourri com“Natural/Nova Manhã”; e “Estrela do Dia (Mariana)”.
Leia, a seguir, a letra da música “Copo Vazio”, de Gilberto Gil.
COPO VAZIO
É sempre bom lembrar
Que um copo vazio
Está cheio de ar
É sempre bom lembrar
Que o ar sombrio de um rosto
Está cheio de um ar vazio
Vazio daquilo que no ar do copo
Ocupa um lugar
É sempre bom lembrar
Guardar de cor
Que o ar vazio de um rosto sombrio
Está cheio de dor
É sempre bom lembrar
Que um copo vazio
Está cheio de ar
Que o ar no copo ocupa o lugar do vinho
Que o vinho busca ocupar o lugar da dor
Que a dor ocupa a metade da verdade
A verdadeira natureza interior
Uma metade cheia, uma metade vazia
Uma metade tristeza, uma metade alegria
A magia da verdade inteira, todo poderoso amor
A magia da verdade inteira, todo poderoso amor
É sempre bom lembrar
Que um copo vazio
Está cheio de ar