Assista, em primeira mão, ao trailer da ópera cinemática ‘Liquid Voices-A História de Mathilda Segalescu’, de Jocy de Oliveira
O Música em Letras disponibiliza, com exclusividade para o internauta do blog, o trailer da ópera cinemática “Liquid Voices-A História de Mathilda Segalescu”, da compositora, autora e pianista Jocy de Oliveira (acesse o link no final do texto).
O longa, que terá sua estreia nas plataformas de streaming (Now, Look e VivoPlay) no dia 2 de julho, é uma ficção baseada em um evento real da Segunda Guerra. Trata-se da nona ópera da compositora, concebida desde o início para o cinema.
A obra, filmada em 4K nas ruínas do Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, é uma ficção baseada na história do navio Struma, cujo naufrágio foi o maior com passageiros civis durante a Segunda Guerra Mundial, e chama a atenção para a discriminação contra refugiados. A embarcação foi a última a deixar a Europa, zarpando da Romênia em 1941, levando 769 refugiados judeus com a promessa de chegar em segurança à Palestina.
No filme, o único “sobrevivente” do naufrágio é o piano da personagem central, a fictícia cantora judia refugiada Mathilda Segalescu (vivida pela atriz e soprano Gabriela Geluda). O instrumento é encontrado por um pescador árabe (interpretado pelo ator e tenor Luciano Botelho). Como uma caixa preta do desastre, o piano traz o espectro de Mathilda, por quem o pescador se apaixona. Ela aparece todas as noites para contar-lhe sua trágica diáspora.
Segundo Jocy de Oliveira: “A temática de minha história é a destruição, o naufrágio, a perseguição das minorias, os refugiados de agora e de sempre”.
Em 2019, “Liquid Voices–A História de Mathilda Segalescu” teve sua primeira exibição no London International Film Festival, em fevereiro. Ganhou o prêmio de Best Sound Design na seleção oficial do London International Filmmaker Festival, e fez parte da seleção oficial do Madrid International Film Festival, em agosto, vencendo o prêmio de Best Set Design. Também venceu, em outubro de 2019, o prêmio de Best Music – Video na Seleção Oficial do Polish International Film Festival, além de ser premiado como Best Music-Video na seleção oficial do Santiago Independent Film Festival.
A diretora, ganhadora do prêmio Jabuti em 2015, lança também online seu sexto livro: “Além do Roteiro”. Bilíngue (português/inglês), a obra traz o roteiro do filme, introduzido por reflexões sobre a intertextualidade de mídias (música, teatro, cinemática), contendo diversas fotos da encenação em teatro da ópera multimídia e das filmagens, além de todas as partituras musicais do filme.
Interpretando Mathilda Segalescu está a atriz e cantora soprano Gabriela Geluda que há 25 anos colabora com a compositora Jocy de Oliveira em suas óperas. No papel do pescador árabe a autora conta para abrilhantar sua obra, com o talentoso ator e tenor Luciano Botelho.
Assista ao trailer da ópera cinemática “Liquid Voices-A Históra de Mathilda Segalescu”, da compositora, autora e pianista Jocy de Oliveira em https://www.youtube.com/watch?v=-4_8nQ3YyAk&feature=youtu.be