Cowboy Bebop tem a melhor trilha sonora do espaço sideral

Não bastasse “Cowboy Bebop” ser considerado por muita gente o melhor anime do mundo, tem indiscutivelmente a melhor trilha sonora. Duvida? Assista no YouTube à recente performance da banda Seatbelts, liderada pela genial compositora, arranjadora e instrumentista -além de tocar teclados, ela é a vocalista do grupo- Yoko Kanno em https://www.youtube.com/watch?time_continue=11&v=2VsgkIE-RHg&feature=emb_logo

Nesta brilhante live a banda tocou o tema “Tank!” de abertura da série “Cowboy Bebop”, que na versão original tem menos de dois minutos, mas na performance realizada para o deleite dos fãs” a sonzeira durou mais do que quatro.

A suingada banda, liderada e produzida por Yoko Kanno é formada por Yasuo Sano, na bateria; Hitoshi Watanabe, no contrabaixo acústico; Tsuneo Imahori, no violão; Mataro e Yasumitsu Suzuki, na percussão; Eric Miyashiro e Koji Nishimura, nos trompetes; Takuo Yamamoto, no sax barítono; Yoichi Murata, no trombone; Junichiro Taku, na flauta; e Masato Honda, no sax alto, fazendo um supersolo.

A banda, que tem sete álbuns gravados e um DVD, tem esse nome, Seatbelts, (cinto de segurança) para brincar com o fato de que seus integrantes usam esse artefato para permanecerem seguros enquanto quebram tudo tocando juntos. No entanto, todos voam por meio do som e realizam voos lindos que nos levam a vislumbrar paisagens sonoras indescritíveis. Afinal, quando se trata de música como a que o Seatbelts faz, palavras não são suficientes para defini-la.

Fotomontagem: (Carlos Bozzo Juior/Folhapress)

A SÉRIE COWBOY BEBOP

A pegada filosófica da série acontece no ano 2071, e mostra a história de um grupo de caçadores de recompensa, que viaja na espaçonave Bebop. Há várias sequências de ação, nas quais os personagens, todos com nomes norte-americanos, lutam no espaço sideral, além de saírem na porrada em típicos mano-a-mano. Entre os personagens há Spike, Jet, Valentine, Ed e Ein.

Na trama houve uma evolução da tecnologia e a população da Terra migrou para outros planetas do Sistema Solar, para viverem seguramente em colônias, embora algumas pessoas ainda permaneçam no perigoso planeta Terra. Para combater o crime, a ISSP ( Inter Solar System Police, em inglês), uma polícia espacial, conta com a ajuda dos “cowboys” caçadores de recompensas para capturarem bandidos pelo espaço a fora.

Esteticamente tudo é muito baseado no clima dos anos 1940, remetendo a filmes norte-americanos e aos filmes noir, além da liberdade do bebop -gênero do jazz-, seus clubes e cenários. Há sempre muitos solos de instrumentos musicais como de gaita, de sax, de guitarra, e até assobios, entre outros sons, enriquecendo as cenas que têm um quê sempre cinematográfico, com muitos planos de câmera usados no cinema. Animação bonita de ver e ouvir.

Premiada, aclamada pela crítica, dirigida por Shinichiro Watanabe, escrita por Keiko Nobumoto, produzida pela Sunrise, e lançada em 1998, a série do anime “Cowboy Bebop” é um clássico entre as produções desse gênero e traz várias particularidades. Entre elas, a que todos os 26 episódios são intitulados com referências musicais, como nome de músicas, álbuns ou gêneros.

Entre os episódios que trazem tais referências figuram no 3º, no 6º e no 19º episódios, “Honky Tonk Women”, “Sympathy for the Devil” e “Wild Horses”, músicas dos Rolling Stones; no 9º episódio, “Jamming with Edward”, álbum de 1972, dos Rolling Stones; no 12º e 13º episódios; “Jupiter Jazz (part 1)” e “Jupiter Jazz (part 2)”, do gênero jazz; no 11º, “Toys in the Attic”, música do Aerosmith; no 14º, “Bohemian Rhapsody”, música do Queen; no 18º, “Speak Like a Child”, música de Herbie Hancock; e no 17º episódio. “Mushroom Samba”, do gênero samba.

Aliás, falando em samba, tanto na série quanto no filme feito baseado nela há três personagens, velhinhos, que aparecem com o nome de Antônio Carlos Jobim. Ao que tudo indica, Shinichiro Watanabe gosta da música brasileira e de seus representantes, enquanto o mundo venera sua série, que além de imagens, te muito som.

Finalizo este post fazendo referência à canção tocada pelo Seatbelts, em uma cena clássica, que mostra Spike Spiegel deixando a nave Bebop pela última vez e invadindo a sede do Red Dragon Syndicate: “See You Space Cowboy”.