Resgatado no Sebo: ‘Zé Ketti e Seus Sucessos’
No dia 10 de agosto de 2016, precisamente às 15h55, o Música em Letras deu início à série Resgatado no Sebo, que registra livros, discos, fitas e objetos relacionados a música garimpados em sebos, ou seja, lojas que comercializam livros e outros itens culturais usados.
Na matéria que iniciou a série, o destaque foi para o livro “Le Petomane” (1967), obra que em inglês conta a história de um homem que fazia música com o ânus https://musicaemletras.blogfolha.uol.com.br/2016/08/10/resgatado-no-sebo-le-petomane-a-musica-que-vinha-de-dentro/ .
Atualmente, dadas as condições que nos impõem o confinamento por causa do coronavírus, a série ganhará novas publicações. Com o comércio fechado em São Paulo, o repórter deste blog optou por garimpar em sua própria casa objetos relacionados a música adquiridos em sebos. Contudo, alguns não terão seus preços divulgados em virtude do longo intervalo decorrido entre a aquisição do item até o drástico momento em que nos encontramos.
O acervo composto por muitos discos, CDs, DVDs, livros, revistas, fitas K-7, de rolo, fotos, programas de shows, ingressos e o escambau passa por uma limpa e reorganização, aproveitando a oportunidade ensejada pelo confinamento. Nesse aspecto, a tarefa favorecerá a produção de pautas, cevando assim a série.
Para que se tenha uma ideia, em minha última contagem, registrei mais de 4 mil discos de vinil, sendo 99 % só “filé”. Entre eles, o LP “Zé Ketti e Seus Sucessos” (1971), do selo Itamaraty.
Grafado na capa do disco com dois “ts”, Zé Keti era o nome artístico do compositor e cantor de sambas carioca José Flores de Jesus (1921-1999). Na capa e na contracapa do disco, ele aparece em duas fotos em preto e branco. Na capa, o artista está sorrindo e na contracapa, cantando. Contudo, nas duas imagens Zé Keti aparece empunhando uma caixinha de fósforos.
O artista interpreta 12 de suas músicas em 11 faixas; cinco do lado A e seis do lado B. A faixa três, do lado B, conta com duas músicas.
No lado A: faixa 1-“Acender as Velas”; faixa 2-“Drama Universal”; faixa 3-“Opinião”; faixa 4-“Praça 11, Berço do Samba”; faixa 5-“Madrugada”. Todas as faixas desse lado são de autoria de Zé Keti.
No lado B: faixa 1-“Malvadeza Durão”, de Zé Keti; faixa 2-“Em Tempo”, de Zé Keti e H. Nogueira; faixa 3a-“Nega Dina”, de Zé Keti e 3b- “Diz Que Fui Por Aí”, de Zé Keti e H. Rocha; faixa 4-“Peço Licença”, de Zé Keti; faixa 5-“Mascarada”, de Zé Keti e Elton Medeiros; e faixa 6-”O Meu Pecado”, de Zé Kéti.
A bolacha foi produzida pelo compositor, violonista, arranjador e guitarrista carioca Durval Ferreira (1935-2007) autor de “Estamos Aí”, um dos clássicos da bossa nova. Entre outros, Durval atacou ao lado do saxofonista norte-americano, Cannonball Adderley (1928-1975) e com Sérgio Mendes no famoso concerto do Carnegie Hall, que lançou a bossa nova nos Estados Unidos, em 21 de novembro de 1962.
O texto, na contracapa do disco, é do príncipe Paulinho da Viola que afirma ter conhecido, em 1964, Zé Ketti -ainda com dois “ts”- no Zi Cartola, “…um restaurante da rua da Carioca que reunia boêmios, sambistas, intelectuais, artistas, enfim, todos aqueles que gostavam de ouvir os sambas do apóstolo Nelson Cavaquinho, do divino Cartola, de Elton Medeiros e de outros compositores que se dirigiam pra lá todas as noites…”. Vale ampliar a foto, a seguir, e ler o texto na íntegra.
Esse disco foi relançado algumas vezes, mas com capas e formatos diferentes. Em 1977, reapareceu, novamente em vinil, pelo selo Itamaraty; depois, pelo mesmo selo, em data não mencionada, também em vinil. Em 1982, a obra foi lançada no formato de fita K-7, pelo selo CID; e em CD, também pelo selo CID, mas sem data registrada.
No interior da capa há um carimbo com a palavra “Invendavel”, assim mesmo, sem o acento agudo na letra “a”. No entanto, o escondido e incorretamente carimbado aviso foi desobedecido, e o LP “Zé Ketti e Seus Sucessos” foi comprado, resgatado, ouvido, lido e muito curtido para um dia ser publicado no Música em Letras.
LP ZÉ KETTI E SEUS SUCESSOS
ARTISTA Zé Keti
GRAVADORA CIA. Industrial de Discos
FAIXAS 11
ANO 1971