Flora Purim e Airto Moreira fazem show em São Paulo

Acontece nesta sexta-feira (31), no Sesc Vila Marina, em São Paulo, às 21h, um show com dois craques da música, a cantora Flora Purim e o percussionista e compositor Airto Moreira.

O Música em Letras esteve na tarde da última quarta-feira (29)  no ensaio da dupla, que será acompanhada por um time de primeira linha formado por Thiago Espírito Santo (contrabaixo fretless), Cuca Teixeira (bateria), JP Barbosa (saxofones soprano, tenor e flauta) e Bruno Cardozo (teclados, piano e sintetizador).

Além de entrevistar os artistas, o blog gravou com exclusividade dois vídeos, (assista-os no final do texto) nos quais são interpretados “Misturada”, de Airto Moreira, e “Perfume de Cebola”, de Filó Machado e Cacaso (1944-1987).

Thiago Espírito Santo, 32, foi convidado por Flora Purim, 77, para arranjar as nove músicas do espetáculo e ficar livre, com seus irmãos de som, para mostrarem seus incomensuráveis talentos por meio de solos arrebatadores, harmonias novas e conduções mais do que suingadas.

Entre as músicas figuram “Viver de Amor”, de Toninho Horta e Ronaldo Bastos, gravada por Flora Purim e Airto Moreira no LP “The Sun Is Out” (1989), e depois no CD “Wings of Imagination” (2001), que no show soará de uma maneira diferente. “Eles tinham feito essa música utilizando, no arranjo, um ijexá [um dos ritmos do candomblé], mas para o show mudei isso passando para uma onda mais pop. Quando abre para os solos, vamos para um conceito mais próximo da década de 1970 e deixamos só o baixo, o piano elétrico e a bateria, com o pau comendo em meio a umas convenções, enquanto ela [Flora Purim] vai esquentando, decola e volta para a letra”, disse Thiago Espírito Santo, que preparou outra surpresa para o conhecido refrão da música “Tombo7/4”, de Airto Moreira, mostrando outra “sensação” através de uma nova harmonia.

Segundo a cantora Flora Purim, considerada um ícone do jazz como Airto Moreira, embora estejam ensaiando os temas com afinco, “tudo vai rolar mesmo, na hora do show. É mais adivinhação, mas tenho confiança total neles [nos músicos da banda]”, falou a cantora sendo interrompida por Airto Moreira: “Só neles? Em mim, não?”. Flora foi rápida na resposta:“Em você não, você é maluco quer improvisar assobiando no meio das baladas, tocando cuíca no bolero, o que é isso?”, disse rindo.

Para Airto Moreira, 78, o show será muito bom. “Eu vou gostar, porque já estou gostando de ensaiar, e quando você gosta de ensaiar é porque o negócio vai ficar muito bom. Com esses arranjos novos, eles [os músicos da banda] melhoraram as músicas. Não é que melhoraram, porque música é boa ou não é. Eles deixaram algumas dessas músicas, que a gente gravou há quase 50 anos, de uma maneira diferente, mudando a harmonia, tirando alguns compassos e o negócio deu certo. Estou contente com o resultado porque tinha até deixado de tocar essas músicas, de tanto que já as toquei, mas agora parece que o negócio é novo, entende? Não gosto da palavra linguagem, prefiro trocar ela por som, e parece que o que estamos fazendo é um som novo. Quem for ao show também vai gostar”, falou o percussionista, complementado por Flora: “Pelo menos, quem for vai ter muita surpresa”.

Assista, a seguir, aos vídeos gravados com exclusividade pelo Música em Letras, nos quais os artistas ensaiam as músicas “Misturada”, de Airto Moreira, e “Perfume de Cebola”, de Filó Machado e Cacaso.

 

SHOW FLORA PURIM E AIRTO MOREIRA

ARTISTAS Flora Purim (vocal), Airto Moreira (percussão e vocal), Thiago Espírito Santo (contrabaixo fretless), Cuca Teixeira (bateria), JP Barbosa (saxofones soprano, tenor e flauta) e Bruno Cardozo (teclados, piano e sintetizador).

QUANDO Sexta-feira (31), às 21h

ONDE Sesc Vila Mariana, r. Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo, tel. (11) 5080 3000

QUANTO De R$ 9 a R$ 30