Maestro Roberto Sion e a Big Band de Atibaia celebram o Natal com concerto de jazz em São Paulo

Acontece nesta quinta-feira (19), às 20h, na Casa Melhoramentos, em São Paulo, um concerto de jazz celebrando o Natal com a Big Band de Atibaia, sob o comando de seu maestro, o saxofonista, arranjador, professor e compositor Roberto Sion.

O Música em Letras esteve na passagem de som que a banda realizou na semana passada, no mesmo local, e entrevistou e gravou, com exclusividade para o blog, (veja vídeo no final do texto) o grupo sob a batuta do experiente maestro interpretando “When I Fall in Love”, de Victor Young (1900 -1956) e Edward Heyman (1907-1981).

Há oito anos Sion comanda a big band que conta com cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, piano, baixo e bateria. No concerto desta quinta-feira, os músicos, que já se encontram em um nível considerado  “profissional” pelo maestro, contam com a participação especial da cantora bauruense Lu Nobrega. “Será a primeira vez que irei cantar ‘When I Fall in Love’, com eles [big band] e que está com um arranjo que eu curto muito. Outra música que vou cantar  é ‘Just Friends’, na qual faço scats”, disse a meio-soprano, assim chamada por possuir a faixa vocal intermediária entre soprano e contralto.

A cantora Lu Nobrega ensaiando com o maestro da Big Band de Atibaia, Roberto Sion (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Luciana Melo Nóbrega, 28, aluna há quatro anos de Sion, iniciou seus estudos de canto aos 16 anos. Em 2020, deve se formar em composição na faculdade e conservatório Souza Lima. “Conheci o professor Sion através do primo dele, o Cláudio Roditi [trompetista brasileiro, radicado nos Estados Unidos, que tocou com o saxofonista Paquito D’Rivera e com o pianista e trompetista Arturo Sandoval, entre outros artistas consagrados] quando passei um mês estudando jazz nos Estados Unidos. Ele [Roberto Sion] é meu mestre, sigo os passos dele com muito orgulho. Quando ele me convidou para fazer parte desse concerto fiquei muito feliz”, disse a artista que já participou em um concerto anterior da big band no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

A idade média dos músicos da Big Band de Atibaia é de 19 anos, com cinco ou mais anos de estudos musicais realizados em escolas municipais. Perguntei a Roberto Sion, o que esse trabalho mudou musicalmente em sua vida: “Estou há oito anos nesse trabalho. Pude ensinar muitos conteúdos que assimilei em 48 anos dedicados a esse tipo de atividade, ver os resultados e, a cada ensaio, perceber na prática como é importante acompanhar a sonoridade coletiva ir amadurecendo. Pouco a pouco, semana a semana. Musicalmente tive um aprendizado que servirá para continuar crescendo junto com eles e a obter resultados cada vez melhores. Sempre e tão somente a favor da música”.

Segundo Sion, nos concertos da Big Band de Atibaia procura-se, na execução dos primeiros temas, fazer uma retrospectiva da história do jazz. “Por exemplo, no concerto desta quinta-feira [19] abriremos com ‘Jelly Roll’, uma composição de Mingus [Charles Mingus, contrabaixista e compositor norte-americano, 1922-1979] no estilo New Orleans, com direito à característica improvisação coletiva de todos os sopros, em certa parte do arranjo. Também tocaremos a música ‘Chatanooga Choo Choo’, que recorda a era do swing, tão importante dentro do estilo big band. Depois, seguimos uma trajetória brasileira, visitando Nelson Ayres, Waldir Azevedo, [Eumir] Deodato, e voltamos no final para clássicos como Count Basie.”

O saxofonista, compositor, arranjador e professor Roberto Sion (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Pedi para Sion comentar duas músicas do concerto, no sentido de alertar as pessoas sobre o que elas devem estar atentas. “Em ‘Too Close to Comfort’, prestem atenção em como ela será cantada por essa jovem intérprete de jazz – algo ainda raro no Brasil –, a Luciana Nóbrega, com um arranjo bem moderno. Outro destaque é ‘Só Xote’, composição do Nelson Ayres, onde há uma brincadeira entre o xote e o rock, mostrando o que esses estilos, embora distantes geograficamente, têm em comum. ”

Ouvir uma big band, comandada por um músico experiente como Roberto Sion, é poder apreciar a força sonora e o impacto emocional que a explosão dos metais e sessão rítmica nos traz em vários momentos do concerto, o real valor dos instrumentos acústicos e suas características, além de admirar as diferenças de andamentos, intensidades, improvisos e várias surpresas entre um arranjo e outro. “Essa é uma sonoridade que já pertence à história da música universal, desde meados do século 20, mas ainda é um estilo pouco conhecido que vale a pena ser apreciado”, falou o maestro.

Assista, a seguir, ao trecho da passagem de som da Big Band de Atibaia, com Lu Nobrega sob a batuta de Roberto Sion, no qual interpretam “When I Fall In Love”, de Victor Young (1900 -1956) e Edward Heyman (1907-1981). Vídeo gravado com exclusividade pelo Música em Letras no ensaio dos artistas.

ROBERTO SION E BIG BAND DE ATIBAIA CELEBRAM O NATAL COM JAZZ

ARTISTAS Roberto Sion (maestro, sax), Big Band de Atibaia e participação especial de Lu Nobrega (voz)

QUANDO Quinta-feira (19), às 20h

ONDE Casa Melhoramentos, r. Tito, 479, Vila Romana, São Paulo, tel. (11) 3874-0880

QUANTO Um item de higiene (sugestões: fralda geriátrica, desodorante, pasta de dente, shampoo, condicionador, talco, sabonete, pente, espuma de barbear, aparelho de barbear descartável). As arrecadações serão doadas para o Fundo Social de Solidariedade de Atibaia (SP).