Bourbon Festival Ilhabela atraca na ilha do litoral paulista com música de qualidade
Começa nesta sexta-feira (1°), em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, a primeira edição do Bourbon Festival Ilhabela, com shows gratuitos e ao ar livre nos quais o jazz, blues, soul, r&b, folk e música brasileira, durante dois finais de semana – de 1 a 3 e de 8 a 10 -, vão ecoar na vila e em suas belas praias.
O Música em Letras entrevistou Edgard Radesca, parceiro e consultor do festival, com a consagrada marca Bourbon Festival, que na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, já realizou 11 edições do evento sempre com muito sucesso para o público, turistas e comerciantes locais. “Esse evento será realizado pela prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Nós, da marca Bourbon Festival, fomos convidados por eles [gestores da prefeitura] para darmos uma consultoria sobre como deve ser montado o festival, além de aliarmos nossa marca ao evento. A prefeitura fará toda a produção, divulgação e contratação dos artistas, além de fornecer toda infraestrutura para que o festival aconteça da melhor maneira possível”, disse um dos proprietários do Boubon Street, casa de show em São Paulo, sem revelar o orçamento da festa.
São mais de 20 shows, com 12 artistas escalados para mostrarem a arte de amealhar os sons. Entre eles, o pianista, radicado nos Estados Unidos, César Camargo Mariano, que será acompanhado de septeto, com músicos de primeiro time: Josué dos Santos (sax e flautas), Daniel D’Alcantara (trompete), Marcelo Mariano (baixo), Cuca Teixeira (bateria), Peter Farrel (violão e guitarra) e Danilo Santana (teclados). No repertório do show, que promete muito suingue com muitos improvisos, estão músicas autorais e de compositores como João Bosco, Marcus Miller, Djavan, e Clifford Brown, entre outros.
A partir de uma seleção prévia elaborada pela marca Bourbon Street Festival, a prefeitura de Ilhabela escolheu outros artistas, além de César Camargo Mariano, como Zeca Baleiro, que em companhia da compositora Roberta Campos representam o folk e a música brasileira; Ed Motta e a banda Serial Funkers, para apresentarem o soul e a black music; o grupo Blues Beatles, que acompanhará Tony Gordon (vencedor do The Voice Brasil), mostrando o blues e o r&b; e a suingada banda Black Rio, que convida as cantoras Thulla Melo e Izzy Gordon para balançarem almas e esqueletos.
Os shows acontecem no centro de Ilhabela, no Palco Vila, na praça Coronel Julião, sempre à noite, e também pelas praias durante o dia. “Algumas escolas também receberão os artistas e poderão apreciar a arte de cada um deles”, disse Radesca sobre a ação social praticada pelo evento que levará música de qualidade para escolas públicas de Ilhabela. Entre elas, a Escola Professor José Antônio Verzegnassi, Escola Professor Eurípedes da Silva Ferreira e a Escola Ruth Cardoso.
Veja, a seguir, a programação completa do Bourbon Festival Ilhabela, que conta ainda com artistas locais, além das performances e shows das bandas Orleans Street Jazz Band e Folk it All, que levam música também para outros pontos da ilha, como a praia do Sino, praia do Curral e para a Rua do Meio.
PROGRAMAÇÃO DO BOURBON FESTIVAL ILHABELA
Sexta-feira, 1° de novembro
19h30 – Aline Outa
20h30 – DJ Carla Bejarano
21h00 – Cesar Camargo Mariano
Encerramento – DJ Carla Bejarano
Sábado, 2 de novembro
19h30 – Banda Stratotarta
20h30 – DJ Negrito
21h00 – Baile do Baleiro, com Zeca Baleiro e Roberta Campos
Encerramento – DJ Negrito
Domingo, 3 de novembro
19h00 – Jazz à Paulista
20h00 – DJ TJ
20h30 – Serial Funkers e Ed Motta
Encerramento – DJ TJ
Sexta-feira, 8 de novembro
19h30 – Pedro Vercelino e Trio
20h30 – DJ Kostelinha
21h00 – Blues Beatles e Tony Gordon
Encerramento – DJ Kostelinha
Sábado, 9 de novembro
19h30 – Orango D´jango
20h30 – DJ Guilla
21h00 – Black Rio convida Thulla Melo e Izzy Gordon
Encerramento – DJ Guilla
Domingo, 10 de novembro
19h00 – Cristiano Pedrozo e Banda
20h00 – DJ Ivair
20h30 – Folk it All
Encerramento – DJ Ivair