Três intérpretes, seis músicos, um ator e um show emocionante para homenagear um homem e seu importante legado

Acontece neste domingo (20), às 18h, no Sesc Pinheiros, um show reunindo Arismar do Espírito Santo, Liliana Herrero, Fabiana Cozza e Renato Braz, acompanhados de um elenco de músicos excelentes, para homenagear Darcy Ribeiro (1922-1997).

“Nesse show o artista, a estrela, é ele”, disse Arismar do Espírito Santo sobre o político brasileiro notabilizado por trabalhos realizados nas áreas de educação, sociologia e antropologia. O Música em Letras acompanhou o ensaio do espetáculo, que aconteceu no último sábado (19), no Espaço Cachuera, em São Paulo, e gravou trechos do show, com exclusividade para o blog (veja vídeos no final do texto).

Entre os músicos liderados por Arismar do Espírito Santo (direção, arranjos, contrabaixo acústico, violão, piano e guitarra) estão Sérgio Coelho (trombone), Danilo Silva (violão e guitarra), Pedro Rossi (violão e guitarra), Cauê Silva (percussão) e Cléber Almeida (bateria e percussão) para suingarem em meio às belas vozes dos três intérpretes (Liliana Herrero, Fabiana Cozza e Renato Braz), que serão intercaladas por textos de Darcy Ribeiro, interpretados pelo ator e cantor Edson Montenegro.

A música “Rio Amazonas”, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro, será interpretada por Renato Braz. “Tocamos essa música de maneira bem orgânica, com umas pinceladas do Dori, eu de baixo acústico e cheio de percussão dos meninos [Cléber Almeida e Cauê Silva], além do trombone do Serginho Coelho, que faz como se fosse uma voz humana masculina abrindo um coro. O som beira um pouco o instrumental, que é nossa praia”, contou Arismar.

Segundo o músico, quem mostra o lado afro no show é a Fabiana Cozza, com “Canto das Três Raças”, composição de Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte, entre outras músicas. “A Liliana Herrero [cantora argentina] traz a parte da América Latina, com canções maravilhosas como ‘Aguafuerte’, de Teresa Parodi, e uma balada linda, a ‘Palabras para Julia’, de Paco Ibañez.”

Também fazem parte do repertório  “A Cara do Brasil”, de Vicente Barreto e Celso Viáfora, “Lamento Sertanejo”, de Dominguinhos e Gilberto Gil, e “Flor das Estradas”, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro.  Todos os artistas  cantam “Romaria”, de Renato Teixeira, e “Gracias a la Vida”, de Violeta Parra (1917-1967).

A criação e o roteiro do espetáculo são de Eni Cunha, mulher de Arismar. A luz fica por conta de Pedro Altman. A sorte é de quem comparecer ao show. Afinal, não é sempre que tanta gente boa se reúne para homenagear merecidamente quem tanto contribuiu para o povo brasileiro.

Assista, a seguir, trechos do ensaio do show.

SHOW HOMENAGEM A DARCY RIBEIRO

QUANDO Domingo (20), às 18h

ONDE Sesc Pinheiros, r. Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo, tel. (11) 30959400

QUANTO De R$ 12 a R$ 40