OSUSP convida a pianista Heloísa Fernandes e o flautista Toninho Carrasqueira para concerto em São Paulo

Acontece nesta sexta-feira (9), às 21h, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, um concerto no qual a OSUSP (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo), regida pelo maestro Luís Gustavo Petri, apresenta como convidados a pianista e compositora Heloísa Fernandes e o flautista Toninho Carrasqueira.

O Música em Letras entrevistou a pianista na noite de segunda-feira (5), em seu apartamento, em São Paulo, e na manhã seguinte acompanhou o ensaio dos instrumentistas com a OSUSP, no qual gravou com exclusividade para o blog um trecho da música “Voo”, de Heloísa Fernandes (veja vídeo no final do texto).

A compositora, arranjadora, professora e instrumentista Heloísa Helena Fernandes Pinto, 51, nasceu em Presidente Pudente (SP) e “desde sempre” mora em São Paulo. Aos 19 anos, tornou-se professora de piano e de musicalização infantil no CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical), escola do Zimbo Trio, em São Paulo, onde permaneceu por quatro anos. O casamento trouxe filhos e uma mudança no ritmo de vida, fazendo com que Heloísa passasse a dar aulas particulares de piano apenas em casa.

A pianista, compositora, arranjadora e professora Heloísa Fernandes no ensaio com a OSUSP (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Entre os 20 e 30 anos, período em que se dedicou às aulas particulares e à criação dos filhos Rafael e Beatriz, a artista passou por um hiato em sua carreira. “Voltei como instrumentista só depois dos 30 anos”, disse a pianista que amealha 21 anos de sólida carreira e quatro discos: “Fruto” (2003), “Candeias” (2009), “Faces” (2016) e “Inzu” (2018), este último com o saxofonista e compositor Mané Silveira.

No concerto, Heloísa tocará suas composições “Colheita”, “Voo” e “As Três Graças”, com arranjos escritos especialmente para essa ocasião, atendendo ao convite do violista, violinista, compositor, arranjador e produtor musical Newton Carneiro, músico integrante da OSUSP e da Jazz Sinfônica. No programa constam ainda “Ponteio”, de Edu Lobo e Capinan, “Dança Brasileira”, de Camargo Guarnieri (1907-1993), além de “Golliwog’s”, “Cakewalk” – esta com arranjo do maestro Nelson Ayres – e “Syrinx”, de Claude Debussy (1862-1918).

“Após receber o convite do Newton, que é um supermúsico, resolvi fazer ‘Voo’, música escrita especialmente para a flauta, e chamamos o Toninho Carrasqueira, que já a tocava lindamente.  Tem tudo a ver com ele, que é um passarinho, né?”, disse a artista referindo-se a Carrasqueira, que deve se alimentar de sopas de diapasões temperadas com muita luz, dada sua precisa afinação e clareza de som.

O flautista Toninho Carrasqueira e a pianista Heloísa Fernandes ensaiando com a OSUSP (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

“Voo” foi gravada pelo flautista Teco Cardoso no primeiro CD da artista, “Fruto”. “Escrevi essa música especialmente para o Teco, com a formação de piano, flauta, contrabaixo e percussão. Reescrevendo-a para a orquestra, precisei criar um universo maior para possibilitar uma navegação por ela com novos instrumentos, buscando novos timbres. Reestruturada, ela agora conta com uma abertura que não consta do arranjo original. Leva mais ou menos uns quatro minutos para o piano entrar. Há um momento nela, que chamo de ‘passarada’, que escrevi especialmente para as madeiras e para o Toninho Carrasqueira realizar umas viagens de improviso em cima disso”, contou Heloísa Fernandes, assumindo ter tido contato com um novo mundo, aberto a muitas possibilidades timbrísticas, o que fez com que a composição expandisse e ganhasse novos caminhos.

Segundo a compositora, quando se escreve uma arranjo como esse “a música vai se fazendo sozinha”. “Você ouve uma trompa, por exemplo, pedindo um solo em um determinado lugar ou o oboé se manifestando. Assim você começa a ver que a música vai dizendo o que ela quer. Você não é dono disso. É um grande equívoco achar que somos donos das músicas. Você pensa a música, entra em um universo musical, mas depois é ela quem diz para você o que quer. Assim, o ‘Voo’ se alargou bastante nesse arranjo novo.”

Já “Colheita” está nos discos “Fruto” e “Faces”. “Escrevi essa música para o Naná Vasconcelos. Tive a sorte de poder tocar e gravar com ele no meu CD ‘Fruto’. Depois, fiz uma versão dela para piano solo, gravada no ‘Faces’. Esse será o momento do meu solo no concerto.”

Perguntada se preparou alguma mudança para “Colheita”, a pianista respondeu: “Sempre que se toca um solo, principalmente por se ter uma intimidade muito grande com o que está sendo tocado, a música vai se fazendo na hora, e de uma maneira um pouco improvisada, o que faz com que ela seja apresentada sempre de uma maneira diferente. Esse é um exercício de se fazer uma música viva, pois mesmo que ela esteja ali, escrita, você acaba fazendo uma nova interpretação e dá vazão a algo diferente, que surge na hora. Contudo, isso não cai do céu, pois já foi muito trabalhado.”

A pianista Heloísa Fernandes e o maestro Luís Gustavo Petri (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Já a composição “As Três Graças”, que está registrada no disco “Faces”, CD de piano solo gravado em Chicago, remete à história das três graças da mitologia grega: Tália, Eufrosina e Aglaia. “Cada uma delas traz alguma coisa. A Tália faz brotar flores; a Aglaia, a claridade; e a Eufrosina, o sentido da alegria. Essas três mulheres, representadas nas artes como figuras nuas, abraçadas, inspiraram-me muito. Como eu havia feito [a música] para piano solo, tive de mexer bastante para a orquestra. Não fiz uma orquestração apenas para algo que havia feito para piano, por isso a música ganhou bastante coisa. Fiz os arranjos para [os trechos de] Aglaia e para Tália, e o Newton [Carneiro] me pediu para escrever para a Eufrosina, porque ele gostou muito e acabou fazendo um arranjo lindo para a orquestra.”

Heloísa Fernandes espera “poder tocar o coração das pessoas”, além do piano. “Quero emocioná-las e fazer com que saiam do concerto sensibilizadas. A música, quando se manifesta de verdade, tem esse poder de provocar sentimentos bons e dar leveza para purificar um pouco a alma das pessoas. Espero que elas deixem o concerto nutridas.”

Dois projetos devem ocupar a pianista durante o segundo semestre: um disco em duo com o flautista Toninho Carrasqueira e um outro com a cantora amapaense Patrícia Bastos. “Estamos concebendo esses trabalhos e já estamos com muita vontade de gravar – e logo.”

Assista, a seguir, a um trecho do ensaio, no qual a OSUSP e os artistas convidados interpretam “Voo”, música de Heloísa Fernandes.

CONCERTO OSUSP CONVIDA HELOÍSA FERNANDES E TONINHO CARRASQUEIRA
REGÊNCIA Luís Gustavo Petri
QUANDO Sexta-feira (9), às 21h
ONDE Sesc Pinheiros, teatro Paulo Autran, r. Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo, tel. (11) 3095-9400
QUANTO De R$ 12 a R$ 40