Baile do George promete balançar corpos e almas nesta sexta-feira no Blue Note em São Paulo

O compositor, saxofonista e violonista carioca George Israel, 59, que desde 2004 trilha carreira solo após integrar por 31 anos o Kid Abelha, se apresenta no Blue Note, nesta sexta-feira (12) em São Paulo, para chacoalhar corpos e almas com o espetáculo Baile do George.

Em entrevista por e-mail ao Música em Letras, George Israel afirmou ter nesse show um set list “bem orgânico”, pois depende muito da temperatura do momento, que provavelmente deve subir bastante turbinada pelos convidados especiais que integram o baile. Entre eles, o guitarrista Luiz Carlini – segundo George Israel, nosso Keith Richards tropical –, além do guitarrista, compositor e produtor Alec Haiat, que mistura new wave ao pop rock ao lado do baixista Xavier Leblanc, do grupo Metrô, e o baterista André Jung, do IRA!.

De acordo com George Israel, ele deve atacar no show pensando como um DJ, no sentido de manter a temperatura certa com a plateia, e, às vezes, trocar músicas de lugar. “Podemos até tocar mais baladas ou algo novo”, disse afirmando que boas surpresas estão reservadas para o baile que acontece na véspera do dia mundial do rock.

O repertório passa pelo autoral e teve sua escolha pensando no uso de um naipe de sopros. “Tocamos versões que fizemos para músicas do Kid Abelha, parcerias minhas com Cazuza e músicas de meus contemporâneos como ‘SKA’, que gravei, ao vivo, com os Paralamas, além de ‘Fórmula do Amor’, que gravamos com Leo Jaime. A ideia é homenagear a história da música dançante na minha vida. E como o tempo não para, tocamos uma do Baiana System”, falou o artista sem revelar qual música irá tocar do grupo baiano de rock e reggae criado, em 2009, em Salvador.

Quanto aos músicos que estarão no show para garantir a massa sonora estão Kadu Menezes (bateria), Odeid (baixo e vocais), Guilherme Schwab (guitarra), Leo Israel (piano) e Tiquinho (trombone). “Os arranjos de metais fiz junto com Marlon Sette, que está em turnê com Jorge Ben Jor. Teremos o Tiquinho [trombonista] aí de São Paulo, vestindo a camisa do Sette. Tem uma música que expõe bem essa simbiose, a ‘Puro Êxtase’, do Barão Vermelho [música de Guto Goffi e Mauricio Barros], além de um groove do James Brown, com um arranjo de sopros com citações de Stevie Wonder. Vamos passar também por ‘País Tropical’ de Jorge Ben Jor e algumas dos Stones. É como se fosse um Frankenstein adoravelmente feito para ouvir e dançar. Como dizia o libertário DJ e radialista Big Boy [morto em 1977]: ‘Tudo é dance music’.”

Sucesso por onde passa, o Baile do George lotou o Blue Note do Rio de Janeiro por três noites. “Depois do primeiro baile já rolaram vários convites para festivais e festas. Esse será o décimo terceiro baile que iremos fazer”, disse o músico que aprimora a mistura de um show bem construído com um baile. “Tem espaço para uma certa anarquia, pois quando o público entra na onda, podemos nos divertir arriscando tocar as músicas trazidas pelo acaso, por uma história, por um comentário ou pedido, e isso faz com que cada noite seja especial. Ladeado por essa banda fantástica fica fácil.”

George Israel avisa a quem for ao baile: “Podem vir quentes que estamos fervendo, e muito felizes de tocar para os paulistanos. Quem for de salto alto, não esqueça de levar as Havaianas”.

Assista, a seguir, ao vídeo que o artista enviou para o blog mostrando um pouco do que vai rolar no baile.

BAILE DO GEORGE

QUANDO Sexta-feira (12), às 22h

ONDE Blue Note, av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional, 2º andar, Bela Vista, São Paulo, tel. (11) 3179-0050

QUANTO De R$ 45 a R$ 90