Lincoln Olivetti ganha série em sua homenagem

Estreia nesta sexta-feira (7), às 22h, no canal por assinatura Music Box Brazil, “O Mago do Pop”, série sobre o carioca Lincoln Olivetti (1954-2015), arranjador e produtor musical que ajudou muito a alavancar músicas de inúmeros artistas ligados à arte de amealhar os sons, como Jorge Ben Jor, Rita Lee, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Lulu Santos, Elba Ramalho e Moraes Moreira, entre outros.

Por meio de depoimentos, músicos, produtores, amigos, familiares e empresários da indústria fonográfica revelam um Olivetti como artista obcecado pela música, perfeccionista e excêntrico. Entre os que relatam como era o músico, seu modo de trabalhar e como foi a produção de faixas que chegaram ao topo das paradas estão vários integrantes do alto escalão da MPB, como João Donato, Fagner, Maria Rita, Alcione, Mart’nalia, Ed Motta, Nando Reis, Elba Ramalho e Jaques Morelenbaum. Entre os hits comentados figuram “Palco”, com Gilberto Gil; “Joga Fora”, com Sandra de Sá; “Leva”, com Michael Sullivan; “Festa do Interior”, com Moraes Moreira; “Cidade Nua”, com Fagner, e “Daqui pro Meyer”, com Ed Motta.

Olivetti revelou sua musicalidade ainda criança e quando era adolescente ingressou em uma das melhores escolas de música de sua época, o baile. Depois, no final do anos 1970, o talentoso tecladista e compositor fez fama como músico de estúdio, antes de tornar-se um requisitado arranjador, deixando um legado imenso e diversificado, pois  trabalhava para artistas provenientes de diversos gêneros musicais. Segundo depoimento de Nelson Motta, em um dos seis episódios da série: “Ele trabalhava para os melhores e piores, mas sempre mantendo uma qualidade extraordinária”.

O produtor e diretor Omar Marzagão contou com a participação direta de Olivetti no pré-roteiro, na pesquisa e por meio de depoimentos exclusivos, antes da morte do músico em 2015, vítima de um infarto aos 60 anos. “Eu falei que alguém precisava contar a história dele e Lincoln respondeu que eu era a pessoa mais indicada para isso. Ele morreu pouco tempo depois e concluir a série se tornou um ponto de honra para nós”, conta o produtor que dividiu a direção da série com a atriz Úrsula Corona, que também apresenta o projeto.

Essa é uma excelente oportunidade para conhecer, além de fatos interessantes da história da MPB, como o papel de um arranjador e produtor musical é importante. Ainda mais quando esse arranjador é um artista de indiscutível talento como foi Lincoln Olivetti, músico dotado de conhecimentos e habilidades superiores e que por essa razão foi merecidamente alcunhado de “O Mago do Pop”.

ESTREIA DA SÉRIE “LINCOLN OLIVETTI – O MAGO DO POP”

QUANDO Sexta-feira (7), às 22h; reprises, quintas-feiras, às 19h, e domingos, às 12h30. Novos episódios, às sextas-feiras, às 22h

ONDE Canal por assinatura Music Box Brazil

DURAÇÃO Seis episódios de 26 minutos cada

DIREÇÃO GERAL Omar Marzagão e Úrsula Corona

APRESENTAÇÃO Úrsula Corona

CLASSIFICAÇÃO Livre