Gigante, Sonora Brasil se mantém firme e forte
Tem início nesta terça-feira (23), às 20h, no teatro do Sesc Bom Retiro, em São Paulo, com as apresentações dos grupos Líricas Modernas e Wiyaé, a 22ª edição do Sonora Brasil, o maior projeto brasileiro de circulação musical, promovido pelo Sesc.
Com duração de dois anos a cada edição, o projeto passa pelas cinco regiões do país, promovendo a formação de novos ouvintes e divulgando artistas que trabalham com músicas não comerciais, além de valorizar a cultura regional. Em 21 edições, por meio do Sonora Brasil, 85 grupos realizaram 6.098 apresentações para cerca de 750 mil espectadores, em mais de 150 cidades brasileiras.
Cada nova edição do Sonora Brasil apresenta dois temas. Os de 2019/2020 são: Líricas Femininas – A presença da Mulher na Música Brasileira e A Música dos Povos Originários do Brasil. São 350 concertos de música regional, realizados em apresentações acústicas em 97 cidades, incluindo municípios fora dos grandes centros urbanos.
O tema A Música dos Povos Originários do Brasil circulará inicialmente pelas regiões Norte e Nordeste, para mostrar a vasta e rica diversidade musical e estética dos povos indígenas. Os circuitos são compostos pelos grupos tradicionais: Teko Guarani, do povo mbyá-guarani (RS), e Nóg Gã, do kaingang (RS); Dzubucuá, do povo kariri-xocó (AL), e Memória Fulni-ô, Fulni-ô (PE); Opok Pyhokop, do povo karitiana (RO), e Wagôh Pakob, do paiter surui (RO); e pelo grupo Wiyaé, que reúne os trabalhos da artista indígena Djuena Tikuna (AM) e da cantora e pesquisadora Magda Pucci (SP) do grupo Mawaca.
O tema Líricas Femininas – A Presença da Mulher na Música Brasileira circulará pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, trazendo à luz a valiosa produção artística de mulheres, por meio de 14 compositoras e intérpretes que apresentarão ao público, em quatro circuitos, programas compostos exclusivamente por obras de compositoras e letristas brasileiras reunidas especialmente para o projeto. Os circuitos serão divididos em: Líricas Modernas, Líricas Negras, Líricas Transcendentes e Líricas Históricas. O grupo de artistas reunidas em Líricas Modernas é formado por Lucinah, Badi Assad e Regina Machado. Já em Líricas Negras, há a presença de Geórgia Câmara, Negravat, Rosa Reis e Vanessa Melo. As integrantes do Líricas Transcendentes são Déa Trancoso, Ceumar e Cátia de França. E, por fim, no Líricas Históricas reúnem-se Gabriela Geluda, Anastácia Rodrigues, Priscilla Ermel e Vanja Ferreira.
Em 2020, os grupos de cada tema invertem as regiões fazendo com que todos circulem por todo o Brasil. A seleção dos artistas e grupos, assim como a definição dos temas, são realizadas por uma curadoria nacional, formada por profissionais do Sesc de todo o país.
O Sonora Brasil, além de fazer jus ao título de ser o maior projeto de circulação musical do país, ao eleger a produção artística feminina e indígena como temas mostra, por meio de um olhar atento, a rica diversidade existente na arte oriunda das raízes da música brasileira e amplia sua veiculação com muita propriedade.
Lançamento Sonora Brasil 2019/2020
QUANDO Terça-feira (23), às 20h, com as apresentações dos grupos Líricas Modernas e Wiyaé
ONDE Teatro Sesc Bom Retiro, alameda Nothman, 185, Bom Retiro, São Paulo, tel. (11) 3332-3600
QUANTO Gratuito (retirar ingressos com uma hora de antecedência)