Um show para gritar ‘Toca Raul!’

Acontece nesta quinta-feira (18), às 22h30, no Bourbon Street, em São Paulo, o show “Raul Vivo”, no qual o guitarrista, cantor e compositor Chico Salem e banda recebem o cantor e compositor Arnaldo Antunes e Sylvio Passos, gaitista e fundador do Raul Rock Club, para “raulzarem” tocando e cantando 19 músicas de Raul Seixas (1945-1989).

O Música em Letras esteve com Chico Salem, 41, e Sylvio Passos, 56, entrevistou-os e registrou o momento em que os dois ensaiavam a música “Cachorro Urubu”, de Raul Seixas em parceria com Paulo Coelho (veja vídeo no final do texto).

Chico Salem já tem 20 shows agendados e, nesta semana, deve fechar mais datas em outras três capitais brasileiras. “O show, uma homenagem à vida e à obra do Raul Seixas no ano em que se completam 30 [anos] da morte dele, tem tido muita procura”, disse o músico, cujo desejo é mostrar, por meio do espetáculo, “o quão vivo está esse cara e sua obra, que é extremamente contemporânea, atual”.

Aos 11 anos, Chico Salem morava no bairro do Butantã, em São Paulo. Era em uma padaria, a Estrela do Butantã, que ele sempre via Raul Seixas, vestindo jaqueta de couro, “mesmo com um calor de 40 graus”, encostado no balcão e tomando rabo de galo. “Um dia, eu já estudava violão e entrei na padaria, com ele nas costas, meio que de propósito pra ver se ele [Raul Seixas] falava alguma coisa comigo. E ele me disse: ‘O garoto, pra você saber, enquanto você tocar isso daí [o violão] nunca vai te faltar um lugar pra dormir e um prato pra comer’. Lembro que foi forte ouvir isso, porque me trouxe a consciência de que ser músico era uma profissão, embora marginalizada. Em vários momentos de minha vida, viajando pelo Brasil e pelo exterior, fazendo shows, penso nisso e vejo a verdade que havia no que ele falou”, disse Chico Salem que, além de ter carreira própria, acompanha há 19 anos Arnaldo Antunes, que no show deve cantar duas de suas músicas, ainda não reveladas, mas que, segundo Chico, “estão muito ligadas às músicas do espetáculo”.

Sylvio Passos e Chico Salem (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Outra participação especial na apresentação será a do gaitista Sylvio Passos, integrante da Putos Brothers Band, e que parece saber mais sobre Raul Seixas do que o próprio sabia. Corre, à boca miúda, que em um concurso sobre quem sabia mais sobre Raul Seixas, este perdeu o primeiro lugar para Sylvio.

Fundador do Raul Rock Club, oficializado pelo próprio Raul Seixas em 1981, Sylvio conheceu o artista – de quem ficou amigo – aos 17 anos. “O Raul me chamava de ‘Silvícula’ e dizia para as pessoas perguntarem para mim qualquer coisa sobre ele, porque eu sabia mais dele do que ele mesmo. Dezoito anos mais velho do que eu, ele abriu minha cabeça para eu enxergar o mundo de várias formas, não ter uma visão unilateral. Ele fez com que eu compreendesse a pluralidade da humanidade e do planeta.”

Segundo Sylvio Passos, Raul Seixas dizia que se ele quisesse conhecê-lo, de fato, deveria escutar suas músicas, pois estava inteiro nelas. É Sylvio quem avisa a quem for ao show: “O legal é que o Chico Salem não faz apenas uma reprodução das músicas, imitando o Raul. É o Chico interpretando o Raul, fazendo uma leitura muito bacana, mas sendo ele mesmo”, disse o gaitista que em sua participação usa uma gaita em dó.

Outras músicas do show ganharam a voz de Chico Salem retrabalhada, pois eram cantadas por Raul Seixas em tons mais altos. “Percebi que se abaixasse os tons para acomodar minha voz trocaria o sentimento delas. Então trabalhei nos tons originais”, disse o cantor que mostra seu esforço bem-sucedido em músicas como “Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás” e “Paranoia”, de Raul Seixas e Paulo Coelho, além de “Metamorfose Ambulante” e “Ouro de Tolo”, as duas só de Raul Seixas. “Todo mundo acha que essas duas músicas são também do Paulo[Coelho], mas o Raul compôs ‘Ouro de Tolo’, quando era produtor na CBS, antes de o Paulo Coelho existir na vida dele”, falou Sylvio Passos.

Uma banda formada por Fábio Sá, no contrabaixo; Estevan Sinkovtz, na guitarra; André Lima, na sanfona e teclados; além de Marcelo Effori, na bateria; e Chico Salem, no violão e voz, garante os momentos mais “pedradas” do show. Nos momentos mais introspectivos, Chico Salem ataca sozinho de voz e violão para interpretar, entre outras, “Sapato 36” e “Maluco Beleza”, de Raul Seixas e Claudio Roberto.

Enfim, um show no qual você pode gritar “Toca Raul!” e será atendido por quem sabe tocar e interpretar o Maluco Beleza, com identidade e talento próprios.

Assista, a seguir, ao vídeo gravado com exclusividade pelo Música em Letras, no qual Chico Salem e Sylvio Passos tocam “Cachorro Urubu”, de Raul Seixas e Paulo Coelho.

SHOW RAUL VIVO
ARTISTAS Chico Salem, Arnaldo Antunes e Sylvio Passos, entre outros
QUANDO Quinta-feira(18), às 22h30
ONDE Bourbon Street Music Club, r. dos Chanés, 127, Moema, São Paulo, tel.(11) 5095-6100
QUANTO R$ 65