Trombonista considerado o rei do suingue faz show em São Paulo

François de Lima, 61, toca trombone de válvula, além compor, arranjar e ensinar esse instrumento, que ganha destaque em seu CD, “François de Lima Suingue Brasileiro”. O artista, que nasceu em São Caetano do Sul (SP), faz um show, na próxima terça-feira (22), no Bourbon, em São Paulo, com a participação da banda Mantiqueira e outros músicos, mostrando sua maior assinatura musical: o suingue brasileiro.

Em março deste ano, o trombonista parte para uma série de apresentações em países da Europa, em busca de mostrar sua arte e conseguir o mesmo sucesso que teve ao apresentar-se nos Estado Unidos, em 2018.

O Música em Letras esteve com o músico e o entrevistou, além de realizar um faixa a faixa do seu disco “François de Lima Suingue Brasileiro”, adiantando, em letras, para o internauta do blog o que irá rolar, em música, na noite do show. Um pouco desse som pode ser conferido no vídeo que François de Lima gravou com exclusividade para o blog (assista ao vídeo no final do texto)

O SHOW

O espetáculo da próxima terça conta com a participação especial da banda Mantiqueira, da qual Francês, como é chamado o artista, é um dos fundadores. Outros instrumentistas devem completar o naipe de quatro trombones para participarem da interpretação de “Avião”, de Djavan, executando o belo arranjo escrito pelo trompetista Rubinho Antunes, cuja autoria não consta no encarte. “Pô, coloca isso aí cara! Não coloquei o nome dele no disco. Quando percebi essa falha liguei para ele, às 2h da manhã, pedi perdão, botei na internet e tudo mais. Fiquei quatro meses com minha filha fazendo a capa [do CD], e naquela de põe nome, tira nome, faz agradecimento, tira agradecimento, deixamos imperdoavelmente passar o nome dele. Puta falha do caralho”, contou ao blog o trombonista.

Além das oito músicas do CD, outras devem esquentar a festa musical na noite do show. Entre elas, “Feminina”, da cantora e compositora Joyce. “Vai ter muita música alegre, para cima, dançante e principalmente com muito suingue”, falou o artista que entre agosto e setembro de 2018, lançou o disco nos shows que apresentou em Los Angeles e São Francisco, na Califórnia, e em São Petersburgo, na Flórida. Em março, o mesmo show será apresentado em países da Europa: “Já tenho apresentações fechadas na Alemanha, França, Holanda, Suíça, Estônia, Lituânia”.

O DISCO

No decorrer de 48 anos de carreira, o que mais se evidencia no som de François – que já tocou em shows e gravou, entre outros, com Djavan, João Bosco, Jorge Ben Jor, Ney Matogrosso, Gal Costa, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Hermeto Pascoal, George Benson e Paulo Moura (1932-2010) –  foi seu peculiar suingue.

“Sempre tive como característica musical marcante o suingue, o ritmo. O nome do disco, ‘François de Lima Suingue Brasileiro’, diz muito sobre meu som. A música brasileira se destaca, no mundo todo, principalmente por esse suingue. Como toco um instrumento muito rítmico, acabei me destacando dessa maneira, como um músico que toca com muito suingue, especialmente o brasileiro. Procurei levar essa minha característica para o disco”, falou ao blog o trombonista, afirmando que suas influências passam por sons de mestres como J. J. Johnson (1924-2001), Curtis Fuller, Frank Rosolino (1926-1978), Raul de Souza, e Serginho Trombone.

Capa do CD “François de Lima Suingue Brasileiro” (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Faixa a Faixa do CD “François de Lima Suingue Brasileiro”, pelo autor 

1) “Invitation”, de Bronislaw Kaper
“Esse é um tema de jazz do qual gosto muito da melodia, que é ótima para improvisar. Procurei fazer uma viagem nessa música com um trombone bem melódico na introdução, com a exposição do tema em cima de uma pegada de samba, explorando minha característica [suingueiro] e trazendo o tema para o suingue brasileiro. É um tema de jazz tocado em samba.”

2) “Café com Pão”, de João Donato
“João Donato tem composições simples e maravilhosas, que quando ouvimos temos vontade de tocar. ‘Café com Pão’ é uma dessas composições. Gosto muito da melodia e da harmonia e dá vontade de tocar. Falei com o João e ele me cedeu essa música para eu gravar no CD com minha pegada meio de samba…O João ouviu e adorou.”

3) “Mais um”, de João Cristal
“O João Cristal é um ótimo pianista, que me acompanha há muitos anos. Ele participa das gravações do disco, com meu quarteto. Esse tema dele é muito bacana e muito rítmico. Pude explorar a técnica e a versatilidade do trombone nessa música que tem o bom gosto do seu autor.”

4) “Avião”, de Djavan
“Djavan é um compositor com quem eu trabalho e admiro há muitos anos [desde 1986]. Sempre admirei principalmente a levada dele no violão com muito suingue, além das letras e melodias das músicas que são fantásticas. Entre elas, uma que gosto muito de tocar é ‘Avião’. Falei com ele que iria gravar o tema e ele gentilmente quis participar do disco cantando. Nessa faixa, tem um arranjo do Rubinho Antunes [trompetista] para quatro trombones maravilhoso. Aqui aproveitei para fazer uma coisa mais intimista com o trombone, voz e violão e ficou muito gostoso, muito bom o resultado.”

5) “April Child”, de Moacir Santos e Nei Lopes
“O Moacir é um compositor que gosto muito. Entre as várias melodias e ritmos de suas  composições, o ijexá é muito suinguante, africano e próximo do samba. Resolvi gravar esse tema em homenagem ao Moacir Santos.”

6) “Silvia”, de François de Lima e João Cristal
“Compus essa música em 1983 para minha falecida esposa. Quando fiz a música, ela era viva e dei o nome dela para a composição, que é uma coisa meio funkeada, um sambafunk. A música estava guardada há muito tempo. Quando fui gravar esse disco, chamei o João Cristal que me ajudou a harmonizar a melodia que já estava escrita. Ficou muito bonito o resultado dessa nossa parceria.”

7)”Suingue no Trombone”, François de Lima e João Cristal
“Esse tema apareceu em um dia que eu estava de bobeira em casa, sem nada para fazer e resolvi compor um tema para o trombone. Fiz para poder explorar o suingue no instrumento.”

8) “Incompatibilidade de Gênios”, de João Bosco e Aldir Blanc
“Gosto muito do João Bosco que é um músico rítmico. As composições dele são como ele, com muito ritmo e muito suingue, e essa, que foi cedida por ele para eu gravar nesse disco, tem o Paulo Calazans [teclados] fazendo arranjo de base e o Marcelo Martins [sax], arranjando para metais. Aqui acontece uma viagem que explora o trombone em seus timbres e efeitos até chegar nesse resultado: uma faixa muito gostosa e muito bonita.”

Assista, a seguir, ao vídeo gravado com exclusividade pelo Música em Letras, no qual o trombonista François de Lima toca “Incompatibilidade de Gênios”, de João Bosco e Aldir Blanc e convida o internauta do blog para ir ao show de lançamento do CD “François de Lima Suingue Brasileiro”

SHOW DE LANÇAMENTO DO CD “FRANÇOIS DE LIMA SUINGUE BRASILEIRO

ARTISTAS François de Lima e banda Mantiqueira, entre outros

QUANDO Terça-feira (22), às 21h30

ONDE Bourbon Street, r. dos Chanés, 127, Moema, São Paulo, tel. (11) 5095-6100

QUANTO R$ 35

 

CD “FRANÇOIS DE LIMA SUINGUE BRASILEIRO”

ARTISTA François de Lima

GRAVADORA Independente

QUANTO R$ 20