Renata Montanari Trio faz show com sonoridade brasileira
Acontece amanhã (12), às 18h, no Sesc Belenzinho, em São Paulo, o show Renata Montanari Trio, com participação do saxofonista e flautista Mané Silveira.
Formado há um ano por Renata Montanari e Rui Saleme (integrante e fundador do Grupo D’Alma) nos violões, e Danilo Moura na percussão, o trio acrescido de Silveira interpreta composições autorais do CD de Montanari, “Entre o Som e o Silêncio” (2015), além de músicas inéditas.
O Música em Letras esteve com a instrumentista e seu marido, Rui Saleme, 64, e gravou com exclusividade duas músicas que fazem parte do repertório do show: “Forró Brasil”, de Hermeto Pascoal, e “Ciranda da Paula e da Marina”, de Montanari (assista aos vídeos no final do texto). “Esse é um show para quem gosta de música brasileira e do som acústico de violão. O violão traduz bem a sonoridade brasileira”, disse Montanari, que durante a entrevista reforçou sua preferência pela música instrumental do país.
A paulistana Renata Montanari Rodrigues Yamamura, 55, toca violão, guitarra, compõe e é professora há 26 anos de violão e harmonia na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo). “Sou mais violonista que guitarrista”, disse a artista que tem licenciatura em música pela UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos).
Quando aluna, Montanari teve dois mestres no violão: Henrique Pinto (1941- 2010) e Paulo Porto Alegre. “Com o Henrique, tive os principais fundamentos que um violonista tem que saber e prestar atenção, aprendi como estudar. O Paulo é muito especial, todo mundo quer fazer aula de violão popular com ele, que consegue tirar o melhor de cada um. Além de tocar muito bem.”
Montanari aprendeu muito sobre harmonia com Cláudio Leal Ferreira. “Tudo que eu sei, aprendi com o Cláudio. Ele tem uma maneira muito especial de ensinar. Faz você compor um música com o que aprendeu e foi a partir desse momento que comecei a compor.”
A instrumentista tocou, entre outras, na banda do Altas Horas, programa de Serginho Groisman, na Rede Globo; participou do Grupo Kali e, atualmente, integra a Jazzmin’s Big Band, além de participar da atual formação do Trio D’Alma.
No CD “Entre o Som e o Silêncio”, a artista que amealha 35 anos de carreira reuniu músicas autorais em formações diferentes: solo, trio e quarteto. “Choro de Criança”, por exemplo, foi composta por Montanari para violão solo. No show, estará acrescida de um segundo violão. “Essa é uma composição bem violonística. No meio tem uma parte de improviso interessante”, disse a autora do samba choro.
“Ciranda da Paula e da Marina”, de Montanari, faz jus ao nome. “É uma ciranda e tem uma parte que é um baião, com umas coisas de maracatu. São dois temas que ficam se contrapondo, feitos para minhas duas filhas. Na verdade, é um tema para cada uma delas, mas não sei qual é de uma, e qual é da outra”, explicou rindo a compositora.
Desde que se casaram, há 35 anos, Renata Montanari e Rui Saleme estudam música juntos e paralelamente desenvolveram seus projetos individuais de carreira. Quando as filhas nasceram, não conseguiam mais tocar juntos, pois quando um tinha de ir trabalhar tocando, o outro tinha que cuidar das crias. As crianças cresceram. Paula, 27, é designer gráfica e estuda na Austrália. A irmã, Marina, 23, é formada em engenharia ambiental. Há cerca de um ano, os pais e artistas voltaram a tocar juntos. “Só quando a Marina entrou na faculdade, voltamos a tocar juntos novamente.”
Vários compositores, entre eles Milton Nascimento e seus companheiros do Clube da Esquina, além de Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, fazem parte da formação musical da instrumentista. “Vi muitos shows do Hermeto e tenho todos as gravações dele. Amo o Hermeto, o Egberto e o Milton”, disse a autora do arranjo de “Forró Brasil”, do bruxo, presente no repertório do show. A princípio, a música foi feita para violão solo, mas ganhou uma segunda voz, em um novo arranjo, agora para dois violões. Duas músicas novas de Montanari estão no show, “Dança das Quatro Irmãs” e “Rosas dos Ventos”.
Assista, a seguir, aos vídeos gravados com exclusividade pelo Música em Letras, com Renata Montanari e Rui Saleme tocando “Forró Brasil”, de Hermeto Pascoal e “Ciranda da Paula e da Marina”, de Renata Montanari.
SHOW RENATA MONTANARI TRIO
QUANDO Amanhã (12), às 18h
ONDE Sesc Belenzinho, r. Padre Adelino, 1000, Belenzinho, São Paulo. tel. (11) 2076-9700
QUANTO De R$6 a R$20