Ah, que saudade…mas já passou
“Whithout You”, terceiro disco do violonista e compositor carioca Mauricio Pessoa, é capaz de tirar o ouvinte do aqui, do agora, e levá-lo para o passado de algum lugar. Lugar onde o som é ambientado pela saudade, com belos e variados arranjos orquestrais de bom gosto ímpar. A começar pelo cuidado de dar o seu recado de maneira concisa, ou seja, em apenas 23 minutos e 10 segundos, o que deixa a saudade longe de um lugar enfadonho, melancólico e triste.
Contudo, parece haver um truque nesse pouco tempo de som, no qual há uma grande variedade de timbres, assuntos, tempos e ritmos, porque é fácil repetir o disco inúmeras vezes, até se convencer de que colocá-lo no looping é a melhor maneira de escutá-lo ad infinitum…
São 23 músicos que ora atacam com espírito de integrantes de uma clássica orquestra, ora como se fossem de uma big band das antigas para estimular você a usar um bom par de fones para ouvi-los melhor.
O nome de cada músico? Claro! Mas antes grife em sua mente o nome do norte-americano Daniel Ott, 43, compositor e professor da Juilliard School – onde deu aulas de orquestração para Pessoa –, e da Fordham University, além de ter seu trabalho musical ecoado nas paredes do Carnegie Hall, Lincoln Center, Kennedy Center, e dos museus do Louvre e Guggenheim, entre tantos outros lugares de som no mundo.
No CD, Ott adaptou para orquestra as composições de seu ex-aluno, explicitando o potencial de cada uma delas. Seria ele quem faz a contagem para a banda atacar no início da última faixa, a que intitula o disco? Não se sabe, mas certamente é ele quem rege a banda que leva o ouvinte para os anos 1950, com um som quase cinematográfico.
“Saudade I”, “Quem É Do Mar”, a belíssima “Ana Luiza”, “Saudade II”, “Lullaby”, todas de Pessoa, além de “Valsa”, dele e Daniel Ott, completam o disco que remete imediatamente à saudade ao entrar pelos ouvidos, passando pelo coração, mas sem escorrer pelos olhos em lágrimas, e sim fazendo-os brilhar pelo sentimento de prazer contido em algo bom do passado, mas que pela música se faz presente.
Segue o nome dos músicos que tiram o doce amargo da saudade das composições de Pessoa: Paulo Guimarães Ferreira (flauta); Maria Fernanda Gonçalves (oboé e corne inglês); Marcio Costa e Thiago Tavares (clarinetes); Levi Chaves e Andrey Cruz (saxofones); Eliézer Conrado e Waleska Beltrami (trompas); Altair Martins, Nelson Oliveira e Nilson Coelho (trompetes); Ricardo Santos e Raphael Campos da Paixão (trombones); Rodrigo Foti (tímpanos e percussão); Pedrinho Ferreira (percussão); Andre Tandeta (bateria); Marco Antônio Corrêa Monteiro (harpa); Ana Azevedo (piano); Nikolay Sapoundjiev e William Isaac (violinos); Samuel Passos (viola); Emilia Ivova Valova (violoncelo); e Lipe Portinho (baixo).
CD WITHOUT YOU
ARTISTAS Mauricio Pessoa e Daniel Ott, entre outros
GRAVADORA Independente
QUANTO R$ 30
AVALIAÇÃO Ótimo