Conexão Brasil-Cuba reúne nata de músicos dos dois países em shows

De sexta-feira (20) a domingo (22) acontece o Conexão Brasil-Cuba, projeto de intercâmbio musical entre os dois países envolvendo 30 artistas – 24 cubanos e 6 brasileiros-, em três shows, no teatro Alfa, em São Paulo.

O Música em Letras acompanhou na Basílica Menor del Convento de San Francisco de Asís, em Havana, os dois primeiros ensaios do projeto (veja vídeos no final do texto) que aconteceram nos dias 3 e 4 de março.

Entre os convidados do evento, estão as cubanas da Camerata Romeu —primeira orquestra de cordas feminina da América Latina— e a cantora Omara Portuondo, única mulher a integrar o grupo original do Buena Vista Social Club.

Entre os brasileiros, João Donato, a cantora Fabiana Cozza, o acordeonista Toninho Ferragutti e o violonista Swami Junior, que, ao lado de Myriam Taubkin, divide a direção musical do espetáculo.

O compositor, pianista e arranjador João Donato no ensaio em Havana (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

Para Zenaida Romeu González, diretora da Camerata Romeu, a mistura entre Brasil e Cuba gera um produto sociocultural único. “Por meio desse produto cultural se produzem sentimentos muito particulares que não há em outra parte do mundo. Na música que vem desses dois países expressa-se a alegria pelos bailes, dos movimentos corporais e das expressões de nossos corpos. Esse projeto é uma maneira de abraçar dois povos, uma maneira de nos encontrarmos pelos mesmos pontos em comum, desfrutando um do outro.” Ainda segundo González, o projeto é uma oportunidade de crescimento, que não tem a ver com a academia, mas com o coração e os sentimentos. “Temos muita devoção pela música e pelo povo brasileiro. Para nós é um presente estar em meio a João Donato e Swami, entre outros grandes artistas brasileiros que estão no projeto. Eles são, cada um de sua maneira, a voz musical do Brasil e essa é uma oportunidade de aprendizagem”, disse González.

A orquestra de 16 integrantes interpretará, entre outras, “Sanfonema”, música de Toninho Ferragutti, com arranjo de Edson José Alves; um arranjo inédito de Egberto Gismonti para “Bananeira”, de João Donato; e “Amazonas”, também de Donato, com arranjo do próprio compositor.

Além dessas músicas, a camerata toca um clássico de seu repertório, “Camerata en Guaguancó”, ritmo afrocubano que é a base da música cubana, no qual as artistas dançam e fazem percussão nos instrumentos. “Elas também participam tocando ‘Veinte Años’, ‘Sonho Meu’, ‘Guantanamera’ e ‘Até quem Sabe’, com arranjos do Tiago Costa”, disse o violonista e também arranjador Swami Junior, que conta com uma banda da pesada que inclui os cubanos Julito Padrón (trompete), Oliver Valdés (percussão e bateria), Gastón Joya (contrabaixo acústico), Pepe Cisneros – pianista cubano radicado no Brasil-, além dos brasileiros Toninho Ferragutti (acordeon) e Felipe Roseno (percussão).

É Swami quem alerta: “Esse show traz toda a beleza de duas matrizes musicais. Brasil e Cuba, por mais que sejam parecidos musicalmente são muito diferentes. O que é próximo vai potencializar e o que é diferente vai aparecer, casando a intimidade das duas culturas”.

Na semana dos espetáculos do projeto, o teatro Alfa comemora 20 anos, com cerca de 7.200 apresentações e um público de 3 milhões de pessoas. O diálogo entre artistas brasileiros e cubanos faz parte de um projeto piloto da programação, diz a superintendente do Alfa, Elisabeth Machado.

Assista, a seguir, aos vídeos feitos com exclusividade pelo Música em Letras, com trechos dos ensaios na Basílica Menor del Convento de San Francisco de Asís, em Havana.

Camerata Romeo ensaia “Amazonas”, de João Donato.

A cantora Omara Portuondo e a Camerata Romeo ensaiam “Veinte Años’”, de María Teresa Vera (1895 -1965).

O compositor e pianista João Donato e Camerata Romeo ensaiam “Até Quem Sabe”, dele.

CONEXÃO BRASIL-CUBA
QUANDO 20/4, às 21h30; 21/4, às 20h; e 22/4, às 18h
ONDE Teatro Alfa, r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. (11) 5693-4000 (teatroalfa.com.br)
QUANTO de R$ 75 a R$ 180 (pelo telefone do teatro ou no site ingressorapido.com.br)