Comida, música e arte para a família

Acontece neste sábado (7), das 10h às 20h, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, a primeira edição do festival Comgás Transforma, evento gratuito pensado para a família, reunindo arte e gastronomia com palestras, oficinas, shows, documentários, atividades e espaços criados especialmente para crianças.

A música fica por conta dos grupos POIN (Pequena Orquestra Interativa), Lov.Trio, Bixiga70, Hermeto Pascoal e do DJ Dre Guazzelli, (veja programação completa no final do texto).

PARA OUVIR

Hermeto Pascoal e grupo prometem muito som por meio de seu tempero principal, a criatividade, que permite aos músicos fazerem uso, além de instrumentos musicais convencionais, de chaleiras e brinquedos de plástico para externarem uma tremenda musicalidade.

A POIN (Pequena Orquestra Interativa) traz instrumentistas que utilizam violão, flauta, acordeom, violino e percussão para interagir com o público, que irá se deliciar realizando o som com músicas dos bálcãs, valsas malucas e música cigana, explorando ritmo, afinação, coordenação motora e memória.

A big band Bixiga70, formada por Décio 7 na bateria; Rômulo Nardes, percussão; Gustávo Cék, percussão; Marcelo Dworecki, baixo; Mauricio Fleury, teclados e guitarra; Cris Scabello, guitarra; Cuca Ferreira, sax barítono; Douglas Antunes, trombone; Daniel Nogueira, sax tenor; e Daniel Gralha, trompete, não deixa por menos. A trupe tempera seu som, que passa pelo funk, jazz e música afro-brasileira, com pitadas de reggae, samba-jazz, carimbó, dub, cumbia e “ethio jazz”.

As violinistas Thais Moraes, Fernanda Garcia e Jéssica Karoline formam o Lov.Trio, que mistura música erudita e pop em releituras de hits de Michael Jackson (1958-2009), Coldplay, Bruno Mars, Calvin Harris e Ed Sherran, além uma versão rock and roll para um clássico de Vivaldi.

O DJ brasileiro Dre Guazzelli, que conta mais de 25 turnês internacionais no currículo, destacando-se mundialmente em festivais como Burning Man e Universo Paralello,  também promete muito som no evento.

PARA COMER, VER E FAZER

Além dos shows, oficinas infantis de escultura de balão, pintura artística facial e de desenho devem entreter as crianças em meio à programação que segue com feira de gastronomia, ao longo de todo o dia, com palestras e oficinas ministradas por chefs renomados. Entre eles, Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, mostra sua “cozinha nordestina sertaneja de pai para filho desde 1973”, e Erick Jacquin, um dos jurados do programa Master Chef Brasil, especializado em gastronomia francesa. Haverá ainda uma exposição com vídeos de 15 personagens que têm em comum o olhar sobre a gastronomia como instrumento de transformação, atendendo a proposta do evento que é compartilhar experiências e valorizar pessoas que transformam a realidade por meio da arte e da comida.

Confira, a seguir, a programação completa do evento.

10h00 – Início das atividades para crianças e feirinha de gastronomia;

11h00 – Pequena Orquestra Interativa;

12h00 – Aula-show Fernando Perin;

13h00 – Aula-show com Pedro Siqueira;

13h30 – DJ Dre Guazzelli;

14h30 – Bixiga70;

16h00 – Aula-show Erick Jacquin;

16h30 – Pocket show Trilha Transforma;

17h00 – Aula-show Rodrigo Oliveira;

17h30 – Lov Trio;

18h30 – Show com Hermeto Pascoal.

FESTIVAL COMGÁS TRANSFORMA

QUANDO Sábado (7), das 10h às 20h

ONDE Museu da Casa Brasileira, av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano, São Paulo, tel. (11) 3032-3727

QUANTO Gratuito