Quatro dos melhores músicos do planeta se reúnem em show

A partir da esquerda, Arismar, Raul, Toninho e Robertinho (Foto: Carlos Bozzo Junior)

Que Toninho Horta, Raul de Souza, Arismar do Espírito Santo e Robertinho Silva são quatro dos melhores instrumentistas que habitam o planeta não há dúvida. Mas juntar tanto talento em um só show é possível? Sim. O show, ainda inédito no Brasil, foi apresentado pela primeira vez no BarranquiJazz Festival, na Colômbia, em setembro de 2017, e “causou” ao certificar que a reunião dessas estrelas brilha forte.

Música em Letras esteve nesta sexta (26) no ensaio do quarteto para o tão esperado show (os ingressos estão quase esgotados) que acontece sábado (27), às 21h, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, e entrevistou os talentosos artistas, além de gravar um vídeo no qual mostram um pouco do que vai rolar amanhã no palco, por meio de “Nanã”, de Moacir Santos (1926-2016). (Veja vídeo no final do texto)

robertinho silva e arismar do espírito santo
Robertinho, ao fundo, e Arismar (Foto: Carlos Bozzo Junior)

Para o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, que no show toca contrabaixo elétrico, reunir-se com esses artistas é uma dádiva. “É uma honra poder fazer música à vontade com eles. Nossos gostos são parecidos e a cada passagem de som é uma música. Tocar música livremente em um mundo polarizado e louco como este é uma dádiva. O Toninho é o rei do rock and roll, a harmonia dele flui maravilhosamente. Todos tocam e criam a todo instante. O Raul é o chefe da matilha e o grave do trombone dele mostra a digital sonora fortíssima que ele carrega. O Robertinho Silva é o suingue da história. A gente se diverte aqui. Na real, somos um quarteto que está na estrada a fim de fazer música. Isso é um grande baile.”

O percussionista e baterista Robertinho Silva foi explicativo em seu depoimento. “Tocar com esses caras é como estar na seleção brasileira da antiga, ou na do Botafogo dos anos 1950”, disse, mencionando alguns nomes da formação que mobilizou craques como Nilton Santos, Garrincha, Gilson, Gerson, Araty, Bob, Juvenal, Geninho, Jarbas e Vinícius.

Raul de Souza, à esquerda, e Toninho Horta (Foto: Carlos Bozzo Junior)

O trombonista, compositor e arranjador Raul de Souza foi pontual em sua avaliação: “É maravilhoso tocar com esses músicos. É uma festa completa. Estou muito contente aqui. É meio desorganizado, tem que organizar, né? Isso, porque cada um tem uma inspiração diferente, não é uma bandinha. Mas estamos conseguindo, porque se não organizar fica uma confusão fodida!”, disse rindo.

Já o guitarrista, compositor e arranjador Toninho Horta concorda com Raul de Souza e acrescenta: “O Robertinho falou que a gente é a ‘corolândia’, e ele tem razão, porque a ‘corolândia’ é como vinho, quanto mais velho melhor. Isso nos dá a vantagem de nos encontrarmos e tocarmos praticamente sem ensaio, porque confiamos na categoria e experiência do outro pela afinidade que temos com o som de cada um, os tipos de levadas, os timbres, as harmonias, as cores e os silêncios. Todos somos íntimos com isso tudo, mas quando vamos fazer um show, penso como o Raul, pois temos que organizar um pouco senão vira tudo jazz, né? Achando mais ou menos o caminho que queremos, na hora podemos tocar até diferente, mas dentro de uma linha e padrão de andamento, de música e até de energia”, disse o músico dando como exemplo a versão de“Nanã”, gravada exclusivamente pelo blog. “Nanã é uma música forte do Moacir Santos que estamos tocando de uma maneira meio cool, quase um bolero médio. Estou muito feliz de ser parte desse time. Temos que aproveitar porque esse é um momento único”, falou revelando que há a possibilidade de que esse alinhamento de astros seja registrado em CD.

O show conta com a direção de João Samuel, o Cabelo, e a luz de Pedro Altman para iluminar interpretações de “Beijo Partido” e “Estamos Aí”, entre outras.

Assista, a seguir, ao vídeo no qual a bela constelação de artistas toca com exclusividade para o Música em Letras “Nanã”, do mestre Moacir Santos.


SHOW TONINHO HORTA RAUL DE SOUZA ARISMAR DO ESPÍRITO SANTO E ROBERTINHO SILVA

ONDE Sesc Pinheiros, r.Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo, tel. (11) 3095-9400

QUANDO Sábado (27), às 21h
QUANTO De R$ 12 a R$ 40