Camille Bertault lança CD “Pas de géant” no Brasil

A cantora Camille Bertauld (Foto: Divulgação)

A cantora Camille Bertault vem ao Brasil lançar o disco “Pas de géant”, realizando uma série de shows. As apresentações acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Jundiaí, Belo Horizonte e Brasília.

Celebridade nascida nas redes sociais ao reproduzir, com sua bem treinada voz, solos tocados por lendas do jazz, como “Giant Steps”, do saxofonista John Coltrane (1926-1967), Bertaut “causou”, amealhando mais de 800 mil vizualizações só com esse vídeo no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ZwTroXPxsec). O bruxo Hermeto Pascoal também já foi interpretado brilhantemente pela cantora por meio de sua composição “Frevo Novo” (https://www.youtube.com/watch?v=gJ76xbFWY90).

Não à toa o título do novo disco, “Pas de géant”, é uma homenagem ao clássico “Giant Steps”. Contudo, a artista pretende mostrar, no disco e nos shows, ser mais do que apenas uma excelente “scatsinger” [técnica que consiste em cantar vocalizando palavras e sílabas], interpretando peças de compositores como Maurice Ravel (1875-1937) e Serge Gainsbourg (1928-1991), entre outros. Composições autorais abordando a complexidade das questões existenciais completam o CD.

A cantora e compositora Camille Bertault (Foto: Divulgação)

Depois de tanto sucesso nas redes sociais, a parisiense Bertault abocanhou um contrato assinado com a Sony Music francesa para a gravação de três discos, pelo selo de jazz OKeh Records, de Nova York, que tem em seu elenco artistas famosos do gênero, como os saxofonistas Branford Marsalis, Sonny Rollins, além da cantora Dee Dee Bridgewater.

Para quem quer aprender com o virtuosismo da artista, Bertault realizará oficinas de técnica vocal e improvisação aplicada ao canto. E se engana quem pensa que só o jazz ou a música clássica formaram a artista. A MPB, por meio de artistas brasileiros, como Djavan, Chico Buarque e Elis Regina (1945-1982), também influenciaram a cantora.

Essa é uma excelente oportunidade para conhecer o trabalho autoral, além da estupenda capacidade musical dessa artista que estuda música desde criança – com 4 anos já aprendia piano -, passando por instituições como a Escola Francesa de Música e um período no Conservatório Musical de Paris, onde estudou jazz composição e improvisação.

Veja EPK do disco em https://www.youtube.com/watch?v=lzt_1ngKMJg

SHOWS LANÇAMENTO CD “PAS DE GÉANT”

ARTISTA Camille Bertault
QUANDO Dia 27/1, no festival RC4, Rio de Janeiro; dia 1/2, no Sesc Ipiranga, em São Paulo, às 20h; dia 2/2, no Sesc Jundiaí (workshop de técnica vocal e improvisação aplicada ao canto) e show no dia 3/2; dia 11/3, CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Belo Horizonte; dia 11/4, no CCBB do Rio de Janeiro; e dia13/4, no CCBB de Brasília.
ONDE Em São Paulo, no Sesc Ipiranga, r. Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo, tel.
(11) 3340-2000, e no Sesc Jundiaí, av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jardim Botânico, Jundiaí, tel. (11) 4583-4900.
QUANTO De R$ 6 a R$ 20