Arismar do Espírito Santo lança “Flor de Sal”

Por Carlos Bozzo Junior
Arismar do Espírito Santo (Foto: Carlos Bozzo Junior)

Acontece hoje (03), no palco do teatro Anchieta, no Sesc Consolação, o lançamento do CD “Flor de Sal”, sétimo disco na carreira do compositor e multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo. O evento, que começa às 19h, tem transmissão ao vivo pela internet.

O Música em Letras esteve no ensaio do show, conversou e gravou o artista e seu grupo tocando uma das 14 musicas do CD: “Chove no Molhes” . (Veja vídeo no final do texto)

MÚSICOS

Com Arismar, 60, estarão no palco Léa Freire (flauta), Sérgio Coelho (trombone), Cleber Almeida (bateria); e Thiago Espírito Santo (baixo e guitarra) mesclando seus sons aos do piano, baixo e guitarra do compositor. Haverá ainda a participação das cantoras Bia Goes e Elizabeth Woolley.

É Arismar quem define o papel de cada um dos integrantes de seu grupo. “A Léa transita numa harmona [harmonia] em que todo mundo arpejaria. Ela não. Ela quer fazer música. O Tiago é exato. O Cleber batuca com a bateria. A bateria dele tem batuque e violão ao mesmo tempo. E o Serginho é o cara novão que está tocando pra caramba. Ele é fã do Raul. Fã do Raul já está bom, você entendeu?”, falou o músico, referindo-se ao trombonista Raul de Souza, inventor do Souzabone e de muita malandragem nos dois instrumentos.

Arismar do Espírito Santo lança o CD “Flor de Sal” (Foto: Carlos Bozzo Junior)

CD

“Flor de Sal” é um CD autoral, e foi definido por Arismar como “um monte de amor junto. Viramos uma flor de sal, cristalizamos usando nossos ritmos. É o nosso vocabulário de samba, de frevo, do xote, mas vai ter quem diga: ‘Está jazzeado!’. Tem cara que gosta de botar nome; a gente gosta de botar som.”

No show e no disco, Arismar toca contrabaixo em sete músicas: “A Big Band Não Veio”; “Chove no Molhes”; “Cipó Caboclo”; “Garoupa na Garupa”: ”Flor de Sal”; “Lululinda” e “Resistência”

Em outras duas, o músico ataca de piano: “Benção do Aquiry” e “Do Nato do Mato na Mata da Mata”, homenagem do compositor a João Donato. “Fiz essa música no Acre. Gravamos bateria, sopros e piano para depois eu gravar o baixo”, disse Arismar que gravou as outras 13 músicas do disco, tocando olho no olho do baterista Cleber Almeida.

Capa do CD “Flor de Sal”, de Arismar do Espírito Santo (Foto: Carlos Bozzo Junior)

Depois de o grupo tocar e fazer os arranjos na guitarra, o artista colocou suas diferentes versões de baixo: o “Arismar baixista do baile”, o “Arismar da noite” e o “Arismar que dá umas penduradas tocando”. “Toquei nesse disco não como solista, mas como acompanhador. O baixo é um instrumento de primata e eu sou o primata da banda”, disse rindo o artista.

Em cinco músicas, Arismar toca guitarra: “Tema pra Maju”, “Saci de Crocs”, “São Domingos Sanfoneiro”, “Piscina de Bolinhas”, e “Tubarão na Coleira”.

Sobre o show de lançamento do novo CD, o multi-instrumentista adverte: “As pessoas devem saber que o bicho vai pegar. Vamos suingar naquele palco. Quem for, vai ver música, amor e uma troca muito linda de energia. Vai se divertir e sair com umas melodias porque o que eu faço são riffs caseiros”.

Assista ao vídeo, no qual o artista interpreta “Chove no Molhes” de sua autoria, ao lado de Tiago Espírito Santo (guitarra), Léa Freire (flauta) e Sergio Coelho (trombone).

SHOW LANÇAMENTO CD FLOR DE SAL
ARTISTA Arismar do Espírito Santo
QUANDO Hoje (03), às 19h
ONDE Sesc Consolação, r. Doutor Vila Nova, 245, São Paulo, Vila Buarque, tel. (11) 3234-3000
QUANTO Gratuito (retirar ingresso uma hora antes)