Chico Teixeira sai da Terra para Saturno

Por Carlos Bozzo Junior
Chico Teixeira (Foto: Carlos Bozzo Junior)

O pocket show do compositor e cantor Chico Teixeira, que acontece hoje, quarta-feira (28), às 21h, no Bar Brahma, para o lançamento do CD “Saturno”, tem participação de seu pai, o cantor e compositor Renato Teixeira, da cantora e compositora Roberta Campos, além do jornalista José Hamilton Ribeiro, que mediará a apresentação.

Engana-se quem leu o parágrafo acima e só sentiu cheiro de mato e de terra, ao lembrar os nomes e trabalhos anteriores de Chico Teixeira. Embora ainda haja um pouco disso em “Saturno”, o artista se lança, assim como seu som, para outras órbitas além da rural, mas continua sempre atento a suas raízes.

O Música em Letras entrevistou Chico Teixeira, 37, e gravou o músico executando “A Cara da Gente”, dele e de Rodrigo Hid, uma das músicas que está no repertório do show. (Veja vídeo no final do texto)

A VOZ DA TERRA

Para Chico Teixeira, ouvir a voz do jornalista José Hamilton, além de reconfortante, traz de volta um pouco de suas raízes. Na infância, o artista acordava muito cedo- antes dos pais-, ligava a TV para assistir ao programa Som Brasil, mas antes tinha acesso, pelo programa Globo Rural, a uma gama incrível de assuntos pautados pelo jornalista que fazia companhia ao garoto. “Ele é a referência para mim de um cara que sempre representou as tradições do interior. Só a presença dele no show já estava bom. Ele não precisava nem falar”, disse rindo Chico.

Segundo o artista, no show, nada de radicalizar ou engessar. A conversa e a música devem fluir naturalmente. Chico Teixeira, toca, canta, e José Hamilton recheia o evento com perguntas sobre as músicas e conta histórias. “Deixamos meio solto para que ele faça intervenções de improviso. Ele me confessou que fazer isso é um desafio em sua carreira, porque é a primeira vez que acontece”, contou o artista que passou uma tarde com o jornalista combinando o roteiro do espetáculo.

Capa do CD “Saturno”, de Chico Teixeira (Foto: Carlos Bozzo Junior)

O SOM DE SATURNO

O novo CD é o terceiro disco do paulistano Chico Teixeira, que está atento às tradições, mas agora muda um pouco de rumo e realiza um som mais para outras bandas que para a roça, o quintal de sua casa. “A arte é estar em movimento. O rural é um ambiente que eu conheço desde pequeno, mas meu trabalho autoral é livre. Não preciso levantar uma bandeira apenas. Há milhões de possibilidades na arte. O importante é ser livre e leve sempre”, disse.

Para manifestar diversidade em seu som, Chico Teixeira disse não largar seus fiéis escudeiros, os mesmos integrantes de sua banda há cinco anos. Thadeu Romano (acordeom e piano); Daniel Doctors (contrabaixo); João Oliveira (violão e guitarrista); e Camilo Zorilla (bateria e percussão) acompanham Chico que, além de cantar, toca violão de seis e de 12 cordas.

No repertório, dez músicas, com arranjos enxutos, valorizam as composições e o intérprete para darem recados que enveredam por um caminho ora pop, ora pop latino-americano, ora MPB.

“Saturno”, dele com o irmão João Lavras, é música com pegada meio punk. “Song Swan”, de Geraldo Roca (1954-2015) é segundo Chico Teixeira, uma canção emblemática. “Uma obra prima da qual o Roca tinha muito ciúme e por isso tive muito trabalho para conseguir sua liberação. Ela fala sobre a China e o Tibet”, disse Teixeira, sobre o compositor que cometeu suicídio uma semana após ter liberado os direitos autorais da música para o artista gravá-la.

Ainda no repertório do show, “A vida é feita de sonho”, de Chico Teixeira e João Carreiro, que segundo o artista é “bem na onda dos pantaneiros, mostra um lado bem regional”. Renato Teixeira canta com o filho “Fique com Deus no peito”, e Roberta Campos canta “Tardes de Maio”, pareceria dela com Chico.

Assista ao vídeo no qual Chico Teixeira interpreta com exclusividade para o Música em Letras “A Cara da Gente”, música dele e de Rodrigo Hid.

SHOW CD SATURNO
ARTISTA Chico Teixeira
QUANDO Quarta-feira (28), às 21h
ONDE Bar Brahma, av. São João, 677, Centro, São Paulo, tel. (11) 2039-1250
QUANTO R$ 20

CD SATURNO
ARTISTA Chico Teixeira
QUANTO R$ 30
GRAVADORA Independente