Claudette Soares e Alaíde Costa juntas em show

Por Carlos Bozzo Junior
Claudette Soares (Foto: Carlos Bozzo Junior)

Acontece amanhã (13), sábado, às 21h30, na comedoria do Sesc Pompéia, São Paulo, show da cantora Claudette Soares, 79, com participação especial de Alaíde Costa, 81, ambas consideradas as principais precursoras da bossa nova.

O Música em Letras esteve hoje (12) no ensaio da cantora e gravou Claudette Soares cantando “Perdido de Amor”, de Dick Farney (1931-1987), com exclusividade para o blog. Assista ao vídeo no final do texto.

O show tem roteiro de Ruy Castro, autor de “A Noite do Meu Bem”, livro no qual cita várias vezes o nome de Claudette Soares, que aos 15 anos foi rebatizada por Luiz Gonzaga (1912-1989) como “Princesinha do Baião”, antes de reinar por outros gêneros musicais brasileiros como a bossa nova.

No entanto, não foi apenas nas boates do Rio de Janeiro, como na boate Plaza, em Copacabana, que Claudette Soares soltou a voz preconizando a bossa nova. Em São Paulo, no início dos anos 1960, a cantora divulgava canções do gênero nas extintas, mas ainda famosas, casas noturnas da cidade, como a Baiuca, Cambridge e João Sebastião Bar.

“Trouxe todas as músicas da bossa nova para São Paulo, que você possa imaginar”, disse a cantora.

Veja, a seguir, o vídeo no qual Claudette Soares canta “Perdido de Amor”, de Dick Farney”.


SHOW CLAUDETTE SOARES E ALAÍDE COSTA
QUANDO Sábado (13), às 21h30
ONDE Comedoria do Sesc Pompéia, r. Clélia, 93, São Paulo, tel. (11) 3871-7700
QUANTO De R$ 9 a R$ 30