Bossa nova e choro aportam em Ilhabela

Por Carlos Bozzo Junior
Os músicos Donatinho, à esquerda, e João Donato, os dois se apresentam no Festival Ilhabela Bossa e Choro (Foto: Divulgação)

Dois gêneros musicais brasileiros, a bossa nova e o choro, são os destaques do Festival Ilhabela Bossa e Choro, evento que acontece entre hoje (4) e domingo (7), com shows gratuitos realizados ao ar livre, em três palcos itinerantes e um fixo, na acolhedora ilha do litoral norte paulista.

Artistas locais e de fora da ilha, como Rosa Passos, João Donato e Donatinho, Vânia Bastos e Marcos Paiva, Roberto Menescal e Cris Delano (participação de Simoninha), Marcos Vale e Max de Castro, Robertinho Silva e Eduardo Machado, Leo Gandelman e Serginho Trombone, Thiago do Espírito Santo e Silvia Goes, e o grupo Panorama do Choro, entre outros, garantem a excelente qualidade musical do evento.

O quinteto em Choro e Bossa e quinteto em Choro e Jazz, formam uma banda de rua nos moldes das “street bands” de New Orleans, que composta por trombone, sax, bumbo, pandeiro, banjo e cavaco, pretendem criar interação com o público, levando a atmosfera do festival para vários cantos da vila durante todos os dias.

Entre os artistas que representam a ilha figura o Tia Ciata, criado em Ilhabela, em 2014. O grupo, liderado por Daniela Bruder (vocal) e Willian Fernandes (violão) atuou principalmente no litoral norte de São Paulo, sempre investindo em samba de raiz, samba canção e choro. No repertório, músicas de Chico Buarque, Paulinho da Viola, Marisa Monte, Nelson Cavaquinho (1911-1986), Noel Rosa (1910-1937), Nelson Cavaquinho (1911-1986), Gonzaguinha (1945-1991), e Candeia (1935-1978), entre outros.

No final das apresentações, os DJ’s Crizz e Leo Lucas prometem agitar o público. Crizz deve discotecar muito som enveredando por um caminho sonoro da bossa brazilian lounge, com versões de chorinho.

As apresentações acontecem entre 16h e 22h, em palcos montados na praia Pedra do Sino (Norte da Ilha), Praia Grande (Sul da Ilha), Praia do Perequê e Praça das Bandeiras (Vila).

O Música em Letras está em Ilhabela acompanhando o Festival Ilhabela Bossa e Choro e irá gravar, com exclusividade, a passagem de som de algumas dessas atrações. Acompanhe  e assista aos vídeos nos próximos posts.

FESTIVAL ILHABELA BOSSA NOVA E CHORO
ARTISTAS Vários
QUANDO De 4 a 7 de maio, das 16h às 22h
ONDE Na Ilhabela, litoral norte de São Paulo
QUANTO Gratuito