Resgatado no Sebo- “Jazz o Headless”, de André Moreira Aguiar

Por Carlos Bozzo Junior
Capa do livreto “Jazz o Headless”, um “flip book” de André Moreira Aguiar (Foto: Carlos Bozzo Junior)

Nesse post da série Resgatado no Sebo, com o registro de itens relacionados a música garimpados em sebos, o destaque vai para o “flip book” “Jazz o Headless” (2009), do animador André Moreira de Aguiar.

O “flip book”- como o formato da publicação é chamado em inglês- “Jazz o Headless” é composto por uma série de imagens impressas sequencialmente, no formato de um livreto para ser folheado dando a sensação de movimento. Resumindo, esse tipo de livreto, também chamado de folioscópio ou cinema de bolso, cria uma sequência animada, sem a ajuda de máquina ou qualquer outra traquitana.

Criado em 1868 e patenteado com o nome de “kineograph”, pelo impressor inglês John Barnes Linnett, essa foi a primeira forma de animação e um dos primeiros brinquedos ópticos da história, tornando-se muito conhecido nos finais do século 19 e início do século 20.

Para conseguir o efeito, o leitor- ou visualizador- do livreto deve segurá-lo pela lombada, com uma das mãos, fixar o olhar nas imagens impressas no miolo, enquanto as páginas são viradas da esquerda para direita, com o auxílio do polegar da outra mão (veja vídeo). Como o livro também pode ser lido, ou melhor, assistido, no sentido inverso, da direita para a esquerda, em uma das capas está grafado “Lado A”, e na outra “Lado B”, sobre um fundo que visualmente reproduz a imagem de um “label” central de disco de vinil, em que a letra “o” do título da obra representa o furo da bolacha.

Em “Jazz o Headless”, dependendo de como é visto, da direita para esquerda ou vice-versa, a animação mostra um saxofonista sem cabeça, mas com chapéu, se desmilinguindo ao tocar seu instrumento, ou um desmilinguido saxofonista que toma forma enquanto toca. Daí o título “Jazz o Headless”, que em tradução livre significa Jazz Sem Cabeça.

Flip book com movimentos que talvez ficassem perdidos, não fosse o registro de mais um livro Resgatado no Sebo pelo Música em Letras.
Veja, a seguir, vídeo que mostra o manuseio de “Jazz o Headless”.


JAZZ O HEADLESS (2009)
AUTOR André Moreira Aguiar
EDITORA Gráfica 1
QUANTO R$ 9.90
ONDE Livraria e Sebo Zaccara, Rua Cardoso de Almeida, 1356, perdizes, São Paulo, tel. (11) 3872-3849