Crítica – “Quando eu for Grande”, CD para pais e filhos

Por Carlos Bozzo Junior
Capa do CD "Quando Eu For Grande" (Foto: Carlos Bozzo Junior)
Capa do CD “Quando Eu For Grande” (Foto: Carlos Bozzo Junior)

Não há quem engorde lendo cardápio. Entretanto, é possível imaginar as propriedades de certos ingredientes, suas texturas, cores, aromas e sabores sendo misturados, por meio de descrições curtas e didáticas que comumente preenchem menus.

Descrever o que há no CD “Quando eu for Grande”- recheado de harmonias, percussões, timbres, musicalidade, criatividade e poesia-, é possível. Contudo, descrever o que ele exprime e representa é tarefa que só será realizada se você, pai ou filho, escutá-lo. Portanto, corra e consiga um meio de ouvi-lo, pois só assim para sacar esse excelente disco para crianças e que ainda agrada qualquer adulto que goste de conteúdo que passe longe da chatice.

O disco é liderado por Jackson Carlos de Freitas (violão, composição, produção e direção musical) e Mayla Valentin (voz e percussão). Ambos de Blumenau, são acompanhados por Arnou de Melo, excelente contrabaixista de Itajaí, para darem som às mágicas letras de Gregory Haertel (escritor, letrista, dramaturgo e médico psiquiatra), de Floripa. É Santa Catarina mostrando, por meio desses tarimbados artistas, o seu melhor na arte de som, poesia, entretenimento e educação.

As músicas e letras das dez canções do disco não banalizam ou subestimam ouvidos e mentes infantis com o óbvio que beira a idiotice. Passando pelo jazz e pela MPB, por vezes “mudam” sons (harmonia, melodia e ritmo) junto com a palavra, tratando a música e a poesia, com suingue, arte e respeito, sem deixar de ser lúdico e enriquecedor.

Realista, o disco aborda, entre outras questões, as expectativas criadas pelo futuro em “Quando eu for Grande”; o peso das obrigações, em “Tanta Coisa”; as emoções (medo, vontade) dos pais em terem outro filho; jogos de palavras, em “Descabelada”; e o amor dos pais pelos filhos, em “Cara de Joelho”.

Este é um disco capaz de mostrar que a seriedade poética e musical, que um dia foi só de adultos, chegou muito bem adaptada para crianças. Uma aula de como fazer música para quem está por vir e não encher a paciência de quem já veio.

Peça e ouça esse disco que alimenta e acrescenta. Ou vai ficar só olhando o cardápio?

CD QUANDO EU FOR GRANDE
ARTISTAS Jackson Carlos de Freitas e Mayla Valentin
GRAVADORA Independente
QUANTO R$ 25, em média
AVALIAÇÃO Ótimo