Swami Jr. e Tuco Marcondes mostram em show os dois lados da força

Por Carlos Bozzo Junior
Os músicos Swami Jr e, à esquerda, Tuco Marcondes, que se apresentam , amanhã (18), em São Paulo (Foto: Carlos Bozzo Junior)
Os músicos Swami Jr e, à direita, Tuco Marcondes, que se apresentam amanhã (18), em São Paulo (Foto: Carlos Bozzo Junior)

Um projeto inédito reúne o duo Swami Jr. (violão de sete cordas) e Tuco Marcondes (violão de seis cordas de aço). Ambos, super-requisitados e excelentes músicos, sobem no palco do JazzB, em São Paulo, amanhã (18), às 21h, para mostrarem ao público músicas que fazem parte da história musical dos dois e que gostam de tocar.

O Música em Letras esteve no ensaio da dupla, que aconteceu na tarde de ontem (16), no estúdio da casa de Marcondes, no Campo Belo, bairro da zona sul de São Paulo, e conversou com a dupla que gentilmente gravou duas músicas do repertório do show, com exclusividade para o blog.

Elza Soares, Maria Bethânia, Zizi Possi, Chico César e Zeca Baleiro, entre outros artistas de renome, já foram acompanhados pelas cordas de Swami, 58, que é violonista, produtor e arranjador, além de diretor musical de Omara Portuondo e Buena Vista Social Club.

Seu parceiro de palco, Tuco Marcondes, 52, é compositor, arranjador e multi-instrumentista, e acompanha Zeca Baleiro, Paulo Ricardo, Fafá de Belém, Zélia Duncan e Ana Carolina, entre outros.

“Conheço o Tuco há mais de 15 anos. Sou fã dele. É um músico espetacular, com uma musicalidade genial. Trabalhamos juntos em muitas produções, gravações e shows. Com o Zeca Baleiro, fizemos o disco ‘Concerto’ e atualmente tocamos em shows com o cantor Richie. Sempre tivemos essa vontade de nos apresentarmos juntos, e essa oportunidade finalmente chegou”, falou Swami.

Os instrumentistas mostrando os dois lados da força (Foto: Carlos Bozzo Junior)
Os instrumentistas mostrando os dois lados da força (Foto: Carlos Bozzo Junior)

Em dois sets de 50 minutos, os artistas interpretam “Sons de Carrilhões”, música de João Pernambuco (1883-1947); “All Blues”, de Miles Davis (1926-1991); e “Meu Caro Amigo”, de Chico Buarque e Francis Hime, em uma versão “arriguisticabarnabé” misturada com samba, além de outras peças clássicas de Baden Powell (1937-2000), Stevie Wonder, Beatles, Burt Bacharach e Charlie Haden.

Músicas autorais também estão no programa. De Swami, uma toada gravada em seu disco “Jurupari”, e um partido alto, “Dois”; de Marcondes, “Nylon”, um boogie de seu primeiro disco, “Tuco Marcondes Band” (1997); e a espanholada “Anda, Luzia”.

“Fizemos uma turnê, só nós dois, acompanhando o Zeca [Baleiro]. Nas passagens de som, percebemos que se fizéssemos um som nosso dava a maior ginga, e desde que conversamos sobre isso, em menos de seis anos, conseguimos tirar essa ideia da conversa e realizá-la”, contou Marcondes.

Marcondes acrescentou que tocar com Swami é um privilégio para poucos. “Ele toca te ouvindo, toca para você. Embora eu não seja tão habilidoso quanto ele, tento fazer o mesmo, ou seja, deixá-lo confortável enquanto ele sola. Sou fã do cara. Ele é do bem. Não bebe, não usa drogas e não peca. Ele é o lado branco da força e eu o lado negro. Somos luz e trevas, mas no fundo temos um parentesco. Esse som é tipo Luke Skywalker e Darth Vader, em um troca- troca”, falou rindo Marcondes.

Quem comparecer ao show certamente irá presenciar dois músicos, em uma formação pouco inusitada (violão de sete e violão com cordas de aço), tocando despretensiosamente e com muito prazer músicas que passam pelo jazz, MPB, tango, entre outros gêneros, abrindo muito espaço para a improvisação.

Uma canja do brilhante instrumentista Mário Manga acrescenta molho à alta qualidade musical do evento. O encontro talvez seja o embrião de um novo CD para Swami e Marcondes.

Assista, a seguir, aos vídeos nos quais os músicos interpretam o tango mais tocado no planeta, “La Cumparcita”, de Gerardo Matos Rodríguez (1897-1948), e “Proposta”, de Roberto e Erasmo Carlos.

 

SWAMI JR. E TUCO MARCONDES
QUANDO Amanhã (18), às 21h
ONDE JazzB, r. General Jardim, 43, centro, tel. (11) 32574290.
QUANTO R$ 25