Trio Macaíba, bom até com dois

Por Carlos Bozzo Junior
O músico Cleber Almeida (zabumba) e Ramon Vieira (triângulo), ambos do trio Macaíba (Foto: Carlos Bozzo Junior)
O músico Cleber Almeida (zabumba) e Ramon Vieira (triângulo), ambos do trio Macaíba (Foto: Carlos Bozzo Junior)

O Música em Letras esteve no JPC Estúdio, em Sorocaba, do pianista João Paz, onde encontrou e conversou com dois integrantes do trio Macaíba, que está lançando “Comida Típica-Tempero Universal”, segundo CD deste excelente grupo de forró pé de serra.

Formado por Beto Corrêa (sanfona, piano), Cleber Almeida (voz, zabumba, percussão, bateria, baixo elétrico, violão e assovio) e Ramon Vieira (voz, triangulo, agogô e ganzá), o trio acaba de retornar da Europa, onde realizou uma série de shows. Os três músicos levaram o som da zabumba, triângulo e acordeon para Munique, Berlim, Oslo, Londres, Amsterdã, Lisboa, Paris e, ufa, Zurique. “Foi bem legal. Fomos parar lá por conta da dança. Produtores estrangeiros formaram uma cooperativa e nos convidaram para tocar em todos esses lugares”, falou Cleber Almeida, afirmando que, no segundo semestre deste ano, retornam à Europa dado o enorme sucesso que causaram tocando xotes, baiões, toadas e xaxados, entre outros ritmos.

O grupo nasceu em 2000 da forte convivência que os músicos tiveram no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, no interior do Estado de São Paulo.

De lá para cá, tocaram bastante antes de gravarem o primeiro CD do trio, “Na Trilha do Pé de Serra”, em 2011. O segundo disco, “Comida Típica-Tempero Universal”, chega agora com 13 faixas autorais. Entre elas, “Aqui é Couro”, de Cleber Almeida e Ramon Vieira; “Tua Fulô”, “Modinha Prá Você” e “Sanfona no Peito”, as três do acordeonista Beto Corrêa.

Duas versões da música “Lembrança de João do Vale”, de Cleber Almeida, figuram na bolacha. A primeira, faixa seis, vem ritmada em forró. A segunda, faixa 11, traz um bumba meu boi, ritmo do Maranhão, terra de João do Vale (1934-1996), autor de “Carcará” e homenageado pela música.

Segundo Almeida, o trio ainda não fechou uma data, nem local para o show de lançamento do disco, mas promete que São Paulo está em seus planos antes de partirem novamente para a Europa.

Enquanto isso, assista ao vídeo, feito com exclusividade pelo Música em Letras, com Cleber Almeida (zabumba e voz) e Ramon Vieira (triângulo e voz), dois dos integrantes do trio Macaíba mostrando que, se com dois é bom, imagine com os três. A música é “Lembrança de João do Vale”, de Cleber Almeida.