“Som animal” agrada público na Virada Cultural

Por Carlos Bozzo Junior

Vários músicos pegaram carona na última Virada Cultural de São Paulo para expressarem seus sons, nas calçadas da cidade, durante o evento. Tinha de tudo: gaúcho tocando gaita (acordeon) de um lado, peruanos tocando zamponha de outro, além de uma infinidade de gente que aproveitou o ensejo para ocupar seu espaço e mostrar sua arte.

Entre eles, destacou-se próximo à praça da República, ao lado do prédio da Escola Caetano de Campos, que atualmente abriga a Secretaria de Educação, a performance dos músicos de rua Nilton Cezar, 24, o “DuSax” (também conhecido por Panda Sax), e John Paiva, 26, conhecido por Cavalo Beat, integrantes do duo Sax in the Beats.

Os dois artistas são mineiros radicados em São Paulo. Começaram o duo há cerca de quatro anos, com Cavalo Beats tocando violão, mas assumindo ser John Paiva, assim como o Panda Sax assumia ser Nilton Cezar.

Entretanto, com o passar do tempo, ambos sacaram que deveriam criar algo para se diferenciarem com o intuito de chamar mais a atenção de quem passava pelo som do duo. Paiva trocou o violão pela bateria, e resolveram vestir máscaras de bicho: Paiva, de cavalo, e Cezar, de Panda. Com esse “plus” ganharam mais público, além dos que apreciam a música vieram os que gostam de teatro, humor e animais. Crianças, adultos, jovens e idosos adoram o duo animal. “Eles são geniais. Estou gravando para mostrar para o meu neto”, disse a paulistana, Liana Martins, 59, que assistia à apresentação, no último domingo à tarde.

Os “bichos” tocam músicas de vários gêneros (rock, pop, soul e MPB). Misturam temas conhecidos do público com um som próprio. Suingado, divertido e de bom gosto. Entre as músicas, “Rolling in the Deep”, conhecida na voz da cantora Adele; “Cantaloup Island”, do pianista Herbie Hancock (veja vídeo), e “Billie Jean”, imortalizada por Michel Jackson (1958-2009). Das manjadas trilhas de filmes, executam “Tequila”, do filme “Bonequinha de Luxo” (1961), e “Somewhere Over The Rainbow” do filme “Mágico de Óz” (1939).

Ambos são figuras conhecidas de quem passa pela avenida Paulista, parque do Ibirapuera, Trianon e pela rua 25 de Março, entre tantos pontos onde “atacam” na cidade. Participaram de vários programas de TV, entre eles, programa do Ratinho, no SBT, do quadro “Dez ou Mil”, onde abocanharam mil reais de todos os jurados, menos de Décio Piccinini. No programa Balanço Geral, da TV Record, participaram, em 2013, do quadro “Anão visita um famoso” no qual foram entrevistados pelo anão Marquinhos.

A partir dessas aparições, aliadas as apresentações de rua, o “duo animal” passou a ser contratado para realizar eventos dentro e fora da cidade de São Paulo.

Na página do Facebook ( https://pt-br.facebook.com/saxinthebeats)os “bichos” amealhavam, até o fechamento deste post, 12.722 curtidas. Agora, 12.723.

Assista ao vídeo que o Música em Letras fez, ontem, 21 de junho, durante a Virada Cultural de São Paulo com o duo fazendo seu “som animal”.